Um gesto inusitado e polêmico marcou a sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (22). O deputado Delegado Caveira (PL-PA), ao lado de Sargento Fahur (PSD-PR), levantou uma bandeira em homenagem a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, durante uma reunião que acabou sendo interrompida.
O ato gerou incômodo até entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Alguns deputados bolsonaristas pediram que a bandeira fosse retirada, alegando que o gesto desviava o foco da reunião. O próprio presidente da comissão, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), afirmou que o pedido para baixar a bandeira foi motivado por não se tratar “do foco da reunião de hoje”.
A exibição da bandeira ocorre em meio a uma tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, após o aumento de tarifas por parte do governo Trump. O governo brasileiro tem buscado evitar o agravamento das medidas comerciais.
Parlamentares do Partido Liberal (PL), legenda de Jair Bolsonaro, realizaram uma coletiva de imprensa logo após a suspensão das comissões na Câmara, determinada pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB). A medida frustrou os planos da oposição de aprovar moções de louvor ao ex-presidente, que estavam pautadas em comissões presididas por bolsonaristas.
Leia também:
O post Deputado paraense levanta bandeira de Trump na Câmara e gera polêmica apareceu primeiro em Estado do Pará Online.