Sindicato diz que Igor Normando mentiu sobre aumento de salário e prevê greve geral

Manifestação dos servidores públicos em frente à Prefeitura de Belém. Foto: sintsuasfunpapa

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) – seção Belém divulgou, nesta segunda-feira (21), nota pública em que repudia as declarações do prefeito Igor Normando (MDB) sobre reajuste salarial para servidores. Segundo o sindicato, as informações veiculadas pelo gestor são inverídicas.

Na nota, o SINTEPP afirma que a Prefeitura não apresentou nenhuma proposta concreta de reajuste e acusa o prefeito de tentar enganar tanto a população quanto os servidores públicos. O sindicato alerta ainda para a possibilidade de uma greve geral caso as demandas da categoria — incluindo o ajuste nos vencimentos — não sejam atendidas. Leia na íntegra:

NOTA DO SINTEPP BELÉM DE POSIÇÃO DA PREFEITURA SOBRE SALÁRIOS DOS SERVIDORES

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – SINTEPP BELÉM manifesta seu repúdio às informações mentirosas divulgadas pelas redes sociais do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB) e por meios de comunicação do Estado do Pará de que o prefeito estaria concedendo reajuste de salário a servidores públicos e de que o Fórum de Entidades Municipais e a professora Silvia Leticia, coordenadora de nosso sindicato teria defendido e fechado acordo com o governo em mesa de reunião.

A categoria da Educação e servidores públicos de Belém que lutam por direitos conhecem a posição do Fórum de Entidades e de nosso Sindicato. Reconhecem a combatividade e coerência histórica da professora Silvia Letícia. Todos sabemos que nenhum acordo é fechado em mesa de reunião com o governo sem antes ter sido aprovado em Assembleia de base. Esta é a prática há 40 anos de nosso sindicato e há 15 anos do Fórum de Entidades. Portanto, o prefeito e seus aliados mentem e nossa entidade tomará as providências cabíveis diante das mentiras divulgadas contra nossa coordenadora.

A verdade é que o PREFEITO DE BELÉM NÃO APRESENTOU QUALQUER PROPOSTA DE REAJUSTE DE SALÁRIOS até o momento. O Sintepp Belém e o Fórum sempre defenderam a incorporação de abonos ao vencimento, mas somos contrários a incorporação de adicional de escolaridade (como o prefeito anunciou fazer), gratificação de incentivo e triênio. O prefeito sabe disso, por isso está tentando enganar a população e os servidores.

Exigimos que o prefeito Igor Normando reajuste os salários dos servidores, pague o piso do magistério e da enfermagem, discuta os PCCR, realize concurso público, reestruture o IASB e fortaleça os serviços públicos.

Se o prefeito não reajustar, não temos outra saída, É GREVE GERAL em Belém.

Belém-PA, 21 de julho de 2025

Coordenação do Sintepp Belém-PA

O post Sindicato diz que Igor Normando mentiu sobre aumento de salário e prevê greve geral apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.