Lula conversa com presidente do México sobre tarifas de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta 4ª feira (23.jul.2025) com a presidente do México, Claudia Sheinbaum (Morena, esquerda), sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos 2 países.

Segundo nota publicada pela Secom (Secretaria de Comunicação), os líderes concordaram em aprofundar as relações Brasil-México “diante do atual momento de incertezas”. As novas taxações entrarão em vigor a partir de 1º de agosto. Leia a íntegra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) justificou em 12 de julho as taxações a produtos mexicanos para combater o narcotráfico na fronteira entre os países. Leia a íntegra do comunicado, em inglês (PDF – 101 kB)

“O México ainda não deteve os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico. Obviamente, não posso deixar isso acontecer! A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do México uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais”, disse o republicano.

Sheinbaum afirmou, no mesmo dia do anúncio das taxações, que o país já trabalha para construir um acordo com os EUA para reduzir as tarifas antes de agosto. Segundo ela, uma delegação do México, integrada pelos secretários de Relações Exteriores, Fazenda, Segurança Pública e Energia do país, se reuniu em 11 de julho com representantes dos departamentos de Estado, Comércio e Energia e com o Conselho de Segurança Nacional e da Representação Comercial dos Estados Unidos.

O comunicado do Planalto diz que ficou acertada uma visita do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), ao México em 27 e 28 de agosto. Ele estará acompanhado de delegação empresarial e de outros ministros. O objetivo é fomentar o fluxo comercial nos setores da indústria farmacêutica, agropecuária, etanol, biodiesel, aeroespacial, bem como de inovação e de educação.