Foto: Ahmed al arini/Instagram: Eye On Palestine
Com o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular!”, o MST realiza a Semana Camponesa, com um conjunto de lutas, ações simbólicas e diálogo com a sociedade nas cinco regiões pelo país, com o intuito das atividades é promover uma mobilização popular para cobrar do Governo Lula o avanço da política de Reforma Agrária.
Como parte da semana, o movimento irá realizar um ato em solidariedade ao povo Palestino nesta quarta-feira, 23 de julho, com concentração na Praça Waldemar Henrique, a partir das 17h.
“Vamos levantar nossas vozes contra a injustiça, o genocídio e a ocupação. Pela liberdade, pela dignidade e pela vida do povo palestino!”, diz a convocatória.
A fome como tática de guerra
Em um comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira (23/07), mais de 100 entidades humanitárias alertam para a escalada da fome na Faixa de Gaza, classificando-a como uma estratégia de guerra. “O uso da fome como arma contra civis constitui crime de guerra”, afirmam as organizações.
Os grupos também denunciam a violência durante a distribuição de ajuda humanitária: desde o final de maio, quando uma fundação apoiada por EUA e Israel assumiu a logística de suprimentos – substituindo o sistema da ONU –, mais de mil palestinos foram mortos por forças israelenses enquanto buscavam alimentos.
O documento, assinado por 111 organizações, condena o bloqueio israelense que impede a entrada de ajuda em Gaza. Toneladas de alimentos e medicamentos permanecem retidos em armazéns dentro e fora do território, sem autorização para distribuição. “Não se trata apenas de fome física, mas de um tormento psicológico. A sobrevivência tornou-se uma miragem”, destacam.
As entidades exigem ação imediata da comunidade internacional para garantir o fluxo de assistência humanitária e pressionar pelo fim do que classificam como “castigo coletivo” à população civil. A crise, segundo elas, já atinge níveis catastróficos, com crianças e famílias inteiras enfrentando desnutrição aguda.
O post MST realiza ato em solidariedade ao povo Palestino nesta quarta (23) apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.