O PT (Partido dos Trabalhadores) divulgou nesta 4ª feira (23.jul.2025) um vídeo com críticas aos “traidores da democracia”, em referência aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e em que afirma ser “hora de defender o Brasil”.
A peça compara o Brasil a um navio que “enfrentou muitas tempestades”, mas que “sempre seguiu em frente”. Com o uso de inteligência artificial para mostrar um rosto parecido ao de Bolsonaro, a campanha diz que há quem queira furar o casco para afundar o navio e jogar milhões ao fundo só para o “ex-capitão escapar”.
Desde 6ª feira (18.jul), Bolsonaro, que foi capitão do Exército, é obrigado a seguir ordens restritivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), como o uso de tornozeleira eletrônica. Ele também está proibido de falar com o filho, de usar as redes sociais e de se aproximar de embaixadas. Leia mais nesta reportagem.
Assista (1min6s):
POBRES X RICOS
O vídeo do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também volta a criticar os bilionários e diz que eles “sempre acham que vão se salvar e nunca precisam ajudar”.
O governo articula no Congresso para aprovar a isenção do IR (Imposto de Renda) para os que ganham de R$ 5.000 a R$ 7.000, além de aumentar a taxação aos super-ricos.
Este é o principal discurso da sigla, que continuará lançando peças de polarização entre pobres e ricos. A estratégia busca uma reaproximação da classe trabalhadora, mirando as eleições de 2026.
O 1º vídeo do partido que opõe as duas classes sociais começou a circular em 27 de junho. As imagens também foram feitas com inteligência artificial e mostram pessoas com a aparência abatida carregando sacos com a palavra “imposto”. Nele, os super-ricos são retratados como homens brancos de terno e gravata.
Como mostrou o Poder360, o PT lançará na 5ª feira (24.jul) uma campanha em defesa da taxação da faixa mais rica da sociedade. O vídeo mostra um homem carregando “nas costas” pessoas ricas em jatinhos, mansões e iates.
O Poder360 teve acesso ao vídeo. Assista (1min6s):