TRUMP ALERTARÁ MAIS DE 150 PAÍSES SOBRE NOVAS TARIFAS

O presidente dos EUA disse que planeja enviar cartas informando os países que suas tarifas poderiam ser fixadas em 10% ou 15%.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos de notificar mais de 150 países de que eles poderão em breve enfrentar novas tarifas de 10% ou 15%.

Trump reformulou a política comercial dos EUA desde que retornou ao poder em janeiro, impondo tarifas abrangentes para proteger a indústria nacional. Seu pacote do “Dia da Libertação”, em 2 de abril, introduziu uma taxa geral de 10% sobre quase todas as importações, juntamente com taxas mais altas para produtos de parceiros-chave, como China, México, Canadá e UE. Impostos adicionais sobre aço, alumínio e veículos elevaram as tarifas médias a níveis históricos.

Falando a repórteres na Casa Branca na quarta-feira, Trump disse: “Teremos mais de 150 países para os quais enviaremos um aviso de pagamento, e o aviso declarará qual será a taxa tarifária”.

Ele acrescentou que a mesma taxa seria aplicada a todo o grupo, observando que a maioria dos países “não eram grandes” e “não faziam muitos negócios” com os EUA.

Mais tarde na quarta-feira, Trump esclareceu em uma entrevista à emissora Real America’s Voice que a tarifa proposta seria “provavelmente de 10 ou 15%”, embora uma decisão final ainda não tenha sido tomada.

A medida segue uma série de anúncios tarifários agressivos por parte de Trump, que nos últimos dias lançou uma onda de ameaças comerciais, alertando que as novas taxas entrarão em vigor em 1º de agosto, a menos que os parceiros comerciais negociem termos melhores com Washington. Notificações teriam sido enviadas a mais de 150 países, estendendo o prazo anterior de 9 de julho em três semanas e desencadeando uma corrida entre os países afetados para evitar as taxas iminentes.

A atividade industrial dos EUA desacelerou desde o restabelecimento de tarifas abrangentes, e relatórios do Institute for Supply Management citaram uma produção mais fraca e gargalos recorrentes na cadeia de suprimentos.

Segundo uma pesquisa, as empresas estão em modo de sobrevivência, absorvendo custos crescentes em vez de repassá-los. Enquanto isso, os mercados têm cada vez mais desconsiderado a retórica dura de Trump, depois que ameaças tarifárias anteriores foram suavizadas devido à volatilidade do mercado. A pressão interna, segundo relatos, aumentou por parte de autoridades do Tesouro e do Comércio, preocupadas com a possibilidade de o mercado de títulos se desestabilizar caso as tarifas persistissem.

 

Fonte: https://www.rt.com/news/621606-trump-new-tariffs/

 

 

O post TRUMP ALERTARÁ MAIS DE 150 PAÍSES SOBRE NOVAS TARIFAS apareceu primeiro em Planeta Prisão.