Os investimentos de empresas dos Estados Unidos no Brasil cresceram 229% de 2014 a 2024, segundo um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
A organização diz que as alocações norte-americanas em solo brasileiro somaram, somente no ano passado, US$ 357,8 bilhões.
Os investimentos do Brasil nos EUA cresceram em um patamar menor no período de uma década. A alta foi de 52%. Em 2024, eles somaram US$ 22 bilhões.
O levantamento da CNI foi divulgado nesta 5ª feira (24.jul.2025), a pouco mais de uma semana da entrada em vigor da tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros.
A nova taxa está marcada para ser aplicada a partir de 1º de agosto. A confederação afirma que os dados sobre investimentos mostram a proximidade entre os 2 países.
“O avanço dos investimentos de ambos os lados, ao longo dos anos, reforça o caráter complementar e os benefícios mútuos dessa relação”, disse Ricardo Alban, presidente da CNI, em comunicado à imprensa. Eis a íntegra (PDF – 261 kB).
A confederação apresentou a relação das companhias norte-americanas que aplicam no Brasil. Eis abaixo (abrir em outra aba):
A CNI também apresentou dados de empresas brasileiras que investiram nos EUA. Leia a lista e o valor investido abaixo (clique aqui para abrir em outra aba):