A cervejaria Brahma aposta na campanha SAB, em parceria com o aplicativo Zé Delivery, como uma plataforma de apoio ao futebol brasileiro. A iniciativa, lançada em julho de 2025, destina 10% do valor das vendas dos produtos da marca aos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Atualmente, 24 times participam da ação.
Em entrevista ao Poder Sports Mkt, o diretor de marketing da Brahma, Felipe Cherchiari, falou sobre os objetivos da campanha e o impacto esperado para os clubes parceiros e destacou que em breve “o torcedor poderá acompanhar o quanto individualmente contribuiu para o seu time no site oficial da SAB Brahma”.
Como a campanha SAB, que destina 10% das vendas para os clubes, tem impactado financeiramente os times até agora? Considerando que a campanha SAB é recente, a Brahma já observa algum impacto financeiro nos clubes até o momento? E qual é a expectativa ou previsão para o resultado ao final da campanha?
“Brahma e Ambev, parceiras históricas do futebol brasileiro, lançaram recentemente a SAB, uma iniciativa em fase inicial que visa fortalecer o esporte com foco no envolvimento do torcedor. Estamos entusiasmados com o potencial do projeto e seu impacto positivo no futuro do futebol nacional. Nesta primeira etapa, serão destinados 10% dos recursos obtidos com as vendas dos produtos da marca, sendo 20% no caso das vendas da versão sem álcool de Brahma, reforçando o nosso compromisso com o consumo responsável. A proposta é que a SAB se consolide como uma plataforma contínua e relevante, dedicada exclusivamente ao fortalecimento do futebol brasileiro e à conexão entre torcedores e seus clubes do coração.”
A Brahma pretende criar iniciativas que ajudem diretamente na gestão financeira dos clubes, como o pagamento de dívidas?
“A SAB reforça o compromisso de Ambev e Brahma com o futebol brasileiro. Os investimentos serão feitos em projetos criados pelos próprios clubes que sejam aprovados pelo comitê de avaliação da SAB, sempre com foco em fortalecer o clube.”
Existe algum tipo de transparência ou prestação de contas sobre o uso dos recursos repassados aos clubes?
“Em breve, o torcedor poderá acompanhar o quanto individualmente contribuiu para o seu time no site oficial da SAB Brahma. E buscaremos sempre que os clubes divulguem os projetos realizados com o apoio do torcedor e da SAB.”
Quais critérios a Brahma usa para escolher os clubes parceiros da campanha SAB?
“Hoje, a SAB conta com 24 clubes participantes, escolhidos com base no relacionamento com o ecossistema da Ambev. Já temos parcerias com clubes das séries A, B e C, e estamos abertos à entrada de novos times.”
Saiba quais são os times participantes da campanha:
- Amazonas;
- Avaí;
- Atlético-GO;
- Atlético-MG;
- Botafogo;
- Ceará;
- Corinthians;
- Cruzeiro;
- Coritiba;
- Flamengo;
- Fluminense;
- Fortaleza;
- Goiás;
- Grêmio;
- Guarani;
- Internacional;
- Ponte Preta;
- Remo;
- Santos;
- São Paulo;
- Vasco;
- Vila Nova; e
- Vitória.