Chinesa BYD lançará 1º carro fabricado no Paquistão em 2026

A empresa chinesa BYD planeja lançar seu 1º veículo montado no Paquistão de julho a agosto de 2026, com o objetivo atender à crescente demanda por carros elétricos e híbridos plug-in na região. As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters nesta 6ª feira (25.jul.2025).

A fabricante está construindo uma unidade industrial próxima a Karachi desde abril, em parceria com a Mega Motor Company, subsidiária da concessionária paquistanesa Hub Power. Danish Khaliq, vice-presidente de vendas e estratégia da BYD Paquistão, confirmou a informação à Reuters.

A expansão para o mercado paquistanês acontece enquanto a BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos, busca ampliar sua presença internacional para além da China, onde enfrenta forte competição de preços. A nova fábrica permitirá que a empresa aproveite incentivos oferecidos pelo governo paquistanês.

A BYD começou a entregar veículos elétricos importados no Paquistão em março de 2025. As vendas de algumas centenas de unidades superaram as metas internas da empresa em 30%, segundo Khaliq.

A nova unidade industrial terá capacidade inicial para fabricar 25.000 veículos por ano em turno duplo. O mercado de veículos elétricos e híbridos plug-in no Paquistão deve crescer de 3 a 4 vezes em 2025, partindo de aproximadamente 1.000 unidades vendidas em 2024.

A fábrica iniciará suas operações montando peças importadas, com alguma produção local de componentes não elétricos. Inicialmente, os veículos serão destinados ao mercado interno, com possibilidade futura de exportação para países da região que utilizam carros com volante à direita.

A BYD lançará sua picape híbrida plug-in Shark 6 no Paquistão nesta 6ª feira (25.jul.2025). No mesmo segmento, a chinesa MG já comercializa um SUV híbrido plug-in no país, enquanto a concorrente Haval deve entrar neste mercado em breve.

Os veículos híbridos plug-in representam uma alternativa mais prática no Paquistão, que enfrenta escassez de estações de recarga para veículos totalmente elétricos.

“Não prevemos excesso de capacidade em nosso sistema, pois a demanda no Paquistão aumentará”, afirmou Khaliq.

Em janeiro, o governo paquistanês reduziu as tarifas de energia para carregadores em 45%, buscando incentivar a adoção de veículos elétricos e a instalação de estações de recarga privadas.