Militares ucranianos ficaram sem comunicação na 5ª feira (24.jul.2025) por causa das falhas na Starlink. O sistema interno ficou instável por mais de duas horas, o que interrompeu a internet via satélite e prejudicou operações com drones no campo de batalha.
O problema de conexão se deu, segundo o vice-presidente da empresa –Michael Nicolls–, por uma “falha de serviços de software internos essenciais que operam a rede principal”.
O comandante das forças de drones da Ucrânia, Robert Brovdi, avisou no Telegram que as missões com os dispositivos foram feitas sem transmissão de vídeo. Outro militar disse à Reuters que várias operações tiveram que ser interrompidas.
A Ucrânia depende dos satélites da empresa de Elon Musk para comunicação entre soldados e oficiais, além do planejamento para ofensivas contra a Rússia.
“Se a conexão com a internet for perdida, a capacidade de conduzir operações de combate praticamente desaparece”, afirmou Oleksandr Dmitriev, fundador de um dos sistemas ucranianos que monitoram drones de combate.
Essa foi a 2ª vez que o sistema da Starlink deixou de funcionar para os militares da Ucrânia. Segundo a Reuters, Musk ordenou o desligamento do serviço em setembro de 2022 em uma região que os ucranianos tentavam recuperar do controle russo. Por causa do corte de internet, a operação falhou e as áreas continuam sob domínio russo até hoje.