Lula volta a criticar ricos: “Não é nós contra eles, é eles contra nós”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta 6ª feira (25.jul.2025) a desigualdade social e voltou a usar a narrativa “nós contra eles” –campanha amplamente usada pelo PT nas redes socais a favor da taxação dos mais ricos.

“Um cara que mora num lugar como aquele lá na Favela 13, qual é o fim de semana do cara, qual é o lazer daquela família?”, disse, durante o lançamento do Programa Periferia Viva, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. “Se a gente não cuidar disso, para que ser presidente da República? Para governar para os ricos? Aí não sou eu, escolham outro para governar para os ricos. Aí eles ficam dizendo, ah, porque o Lula fica dizendo nós contra eles, nós contra eles. Não tem nós contra eles, é eles contra nós”

O discurso coloca os pobres contra ricos e tem sido uma das principais bandeiras do atual governo. O presidente, Sidônio Palmeira, responsável pela Secom (Secretaria de Comunicação), PT e as esquerdas acreditam que a melhor fórmula para ganhar as eleições em 2026 é aprofundar a divisão na sociedade.

“Os ricos são tão sabidos que eles inventaram o seguinte. O pobre fala assim: eu vou votar no prefeito que é rico porque ele não vai roubar porque ele é rico. Ele só é rico porque ele já roubou. E aí o pobre fica com preconceito contra o pobre”, afirmou o presidente.

PROGRAMA PERIFERIA VIVA

O Governo Federal destinou R$ 4,67 bilhões para urbanização de 49 territórios periféricos em 12 estados brasileiros através do Programa Periferia Viva. Do valor total anunciado, R$ 2 bilhões serão aplicados em 13 comunidades do estado de São Paulo.

O investimento integra a nova seleção nacional do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Periferia Viva – Urbanização de Favelas, coordenada pelo Ministério das Cidades.