Por falta de insumos, funcionários de hospital infantil de Marabá usam sacolas para manusear alimentos

Servidores do Hospital Materno Infantil (HMI) de Marabá denunciaram, nesta sexta-feira (25), que estão sendo obrigados a utilizar sacolas de plástico para manusear alimentos devido à falta de insumos na unidade de saúde. De acordo com funcionários, não há repasse da Prefeitura de Marabá há meses. Em um vídeo, compartilhado na internet, um funcionário se gravou enquanto enrolava a sacola nas mãos e denunciava o problema.

“O prefeito não manda luva já tem um tempo para cá; e a gente está assim, trabalhando com um saco de lixo na mão”, disse o funcionário no vídeo.

Assista:

O EPOL solicitou nota à Prefeitura de Marabá e aguarda retorno.

Histórico de problemas

O caso das luvas se soma a uma série de problemas graves que têm afetado o Hospital Materno Infantil de Marabá ao longo de 2025, transformando a unidade em foco de constantes denúncias e preocupações da população.

Em menos de 40 dias de 2025, o HMI registrou 13 óbitos materno-fetais, número que subiu para pelo menos 22 casos até abril. A situação tem gerado pânico entre as gestantes da região, que dependem da única maternidade pública do município.

O caso mais emblemático ocorreu em junho, quando a jovem indígena Yape Rê Anambé Guajajara, de apenas 17 anos, morreu cinco dias após o parto. A família denunciou negligência médica e violência obstétrica, relatando que houve divergência entre os médicos sobre o tipo de parto a ser realizado.

Leia também:

O post Por falta de insumos, funcionários de hospital infantil de Marabá usam sacolas para manusear alimentos apareceu primeiro em Estado do Pará Online.