Ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore (Partido Democrata) classificou como “insano” o plano do atual titular da Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano), de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
“Mas, provavelmente, [as tarifas] não vão durar muito”, completou Gore, ao participar de um painel sobre crise climática na Expert XP 2025, no Expo Center, zona sul de São Paulo. O evento da corretora de investimentos reúne representantes do mercado financeiro e autoridades públicas em painéis que vão até sábado (26.jul).
Ativista climático, realizador do documentário “Uma verdade inconveniente”, de 2006, sobre o aquecimento global, e líder de um fundo de investimentos que investe em tecnologia climática, Gore fez duras críticas à política energética de Trump, por priorizar os combustíveis fósseis.
O político democrata também falou sobre as oportunidades de negócios na COP30, conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará. “Se há um lugar para ir e investir no combate às mudanças climáticas, venha ao Brasil”, disse.
Gore ressaltou que o mundo já dispõe hoje de tecnologia suficiente para fazer a transição energética e se livrar dos combustíveis fósseis e lidar com a crise climática. “Mas temos vontade política?”, questionou o ex-vice-presidente norte-americano.