O corpo da cantora Preta Gil está sendo velado no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro, com a presença de familiares, amigos e fãs da cantora. A cerimônia foi aberta ao público nesta 6ª feira (25.jul.2025) às 9h30, e permitirá a entrada até 13h. Depois, o corpo retornará ao Cemitério da Penitência para uma cerimônia restrita antes da cremação
Preta morreu no domingo (20.jul.2025) em Nova York, em decorrência de um câncer. Filha do cantor Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, iniciou sua carreira como cantora aos 29 anos, após deixar a profissão de produtora e publicitária
Durante o trajeto até o Theatro, o comboio percorreu o circuito dos megablocos no Centro da cidade, rota que recebeu o nome da artista como homenagem póstuma. A escolta foi realizada por batedores da Guarda Municipal.
Fãs formaram fila na Cinelândia desde a madrugada. A primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra da Cultura Margareth Menezes foram à cerimônia. Celebridades como Thiaguinho, Péricles, Alice Wegmann e Taís Araújo também foram ao velório.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Janja enviaram uma coroa de flores com a mensagem: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só amor. O Brasil agradece e celebra sua luz”.
Para organizar o fluxo de pessoas, a Prefeitura montou um caminho gradeado na praça da Cinelândia e estabeleceu um esquema especial de interdições na região. As restrições vão até 18h.

Em fila, as pessoas passam rapidamente pelo caixão da artista, que morreu no último domingo (20.ago)
HOMENAGEM PÓSTUMA
A prefeitura do Rio de Janeiro instalou placas com o nome da artista no centro da cidade nesta 5ª feira (24.jul). A área costuma receber os desfiles de blocos de rua no Carnaval, e foi batizada de “Circuito de Blocos de Rua Preta Gil”.
“Ela vai permanecer viva na memória de todos nós com o Circuito Preta Gil de Blocos de rua!”, escreveu o prefeito Eduardo Paes no X.
Preta Gil comandava desde 2010 o Bloco da Preta, um dos mais populares do carnaval carioca. Em 2017, seu bloco reuniu mais de 500 mil pessoas pelas ruas do Centro da cidade em uma homenagem a Chacrinha.