O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) deixou na madrugada deste sábado (26.jul.2025), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o acampamento que havia iniciado na tarde de 6ª feira (25.jul) na praça dos Três Poderes, em Brasília. Eis a íntegra do mandado de intimação (PDF – 115 kB).
O congressista, conhecido aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fez protesto solitário no local com um esparadrapo tapando a boca, vestindo uma camiseta com a bandeira de Israel e declarou estar em “jejum de palavras”.
Moraes determinou, a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que a PF (Polícia Federal) intimasse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para remoção imediata do deputado da praça dos Três Poderes.
No dia 18 de julho, Moraes mandou por tornozeleira eletrônica em Bolsonaro como medida cautelar. O ex-presidente é réu em ação penal no STF que investiga o núcleo central na tentativa de golpe de Estado em 2022.

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) protestou na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, com um esparadrapo na boca
Caso seja condenado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado, a pena pode passar de 40 anos de prisão.
Moraes também publicou um despacho em que reforça que a proibição de uso de redes sociais imposta a Bolsonaro se estende também à divulgação de trechos de entrevistas nas plataformas digitais por terceiros. Eis a íntegra (PDF – 115 kB).
Embora não tenha proibido de forma explícita que Bolsonaro conceda entrevistas, o ministro impôs restrições que, na prática, inviabilizam esse tipo de exposição. Se trechos da fala do ex-presidente em vídeo, áudio ou texto forem publicados por terceiros em redes sociais, ele poderá ser acusado de violar a medida cautelar, o que pode levar à sua prisão.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, mandou o deputado Hélio Lopes (camiseta azul, na foto) desocupar a Praça dos Três Poderes

Usando uma camiseta com a bandeira de Israel, o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) fez um protesto solitário na Praça dos Três Poderes na 6ª feira (25.jul.2025)