A comitiva de senadores brasileiros que foram até os Estados Unidos para tentar negociar as tarifas de 50% impostas pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) a produtos brasileiros não tem reunião marcada com ninguém do governo norte-americano no 1º dia das atividades do grupo, na 2ª feira (28.jul.2025).
Eles ficarão no país até 4ª feira (30.jul). As tarifas entram em vigor em 1º de agosto. A agenda completa ainda não foi divulgada pela assessoria de imprensa dos congressistas. Na 2ª feira (28.jul), há só 2 compromissos marcados: um “café da manhã de trabalho” com a Embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e outros diplomatas –todos brasileiros– e uma reunião com empresários do setor privado norte-americano.
A missão oficial do Senado começou neste domingo (27.jul.2025) com uma reunião entre 5 dos 8 senadores. Marcos Pontes (PL-SP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL) se reuniram em um quarto de hotel entre si para discutir pauta que, por ora, não tem a quem ser apresentada para o alto escalão do governo dos EUA.
A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, é quem acompanha os congressistas brasileiros. Viotti, que não tem acesso de alto nível da atual administração republicana, irá ciceronear senadores.
Eis abaixo os compromissos de 2ª feira (28.jul):
- 8h30 – café da manhã com os embaixadores Maria Luiza Viotti e Roberto Azevêdo, diplomatas brasileiros e os senadores da missão. Na sequência, reuniões fechadas. Na Residência oficial da Embaixadora do Brasil em Washington;
- 13h – reuniões com empresários e representantes do Brazil-U.S. Business Council. Na sede da U.S. Chamber of Commerce.