Veículos circulam em linhas operadas pela Campibus
Quatorze dos 60 ônibus previstos para renovar a frota do transporte público coletivo começaram a circular nesta segunda-feira em linhas das regiões do Campo Grande e Nova Aparecida. Os veículos, do modelo convencional básico, foram adquiridos pela empresa Campibus, que integra o Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp). A definição das linhas foi realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp).
O planejamento inicial é que o primeiro lote de 14 veículos reforce a operação do transporte nas seguintes regiões:
Campo Grande:
– 231 (Satélite Íris) I, com quatro carros.
Nova Aparecida:
– 261 (Padre Anchieta I), com quatro carros.
– 265 (Padre Anchieta), com seis carros.
Outros 46 veículos serão incorporados pela Campibus em outros lotes, completando os 60 ônibus previstos. Eles representam uma renovação de 54% da frota operacional da Campibus atualmente (110 veículos). A frota patrimonial, que considera também os ônibus reserva, conta com 131 veículos.
Características
Do modelo Euro VI, os veículos contam com quatro portas, ar-condicionado e tomadas USB para recarga de celular (duas entradas em poltronas duplas e uma em poltronas simples). Possuem 12,7 metros de comprimento e 208 cv (cavalo-vapor) de potência e têm capacidade para 33 passageiros sentados e outros 29 em pé.
Outros 50 novos veículos já circulam em Campinas
Os 50 novos ônibus anunciados em abril estão circulando na cidade, nos eixos Ouro Verde, Nova Europa, Parque Jambeiro e Swiss Park. O investimento é das empresas a VB Transportes e Onicamp Transporte Coletivo.
Na semana passada, os 10 veículos da VB1 que faltavam, começaram a circular. Com isso, as linhas que contam com carros novos são: 101 (Parque Universitário), 103 (DIC II e DIC III), 104 (DIC IV), 105 (Cohab I), 106 (Cohab II), 113 (Jardim Planalto II), 114 (Jardim Melina / Corredor Central), 115 (Adhemar de Barros), 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi), 195 (Vila Palmeiras), 402 (Parque da Figueira), 404 (Jardim Maria Rosa), 429 (Swiss Park II) e 430 (Swiss Park).
O prazo inicialmente acordado para a operação de parte dos veículos precisou ser estendido em função dos processos que envolvem a aquisição dos ônibus.
Licitação prevê modernização total da frota
A total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato.