EUA suspendem restrições às exportações de tecnologia para a China

O governo dos Estados Unidos suspendeu nesta 2ª feira (28.jul.2025) as restrições às exportações de produtos de tecnologia para a China. A medida foi tomada para não prejudicar as negociações comerciais com Pequim e garantir um encontro entre o presidente Donald Trump (Partido Republicano) e o líder chinês Xi Jinping (PCCh) ainda este ano. As informações são do Financial Times

Autoridades chinesas e norte-americanas se reúnem nesta 2ª feira (28.jul), em Estocolmo, na Suécia, para uma 3ª rodada de conversas.

A suspensão das restrições representa uma mudança na atitude inicial de Trump. No início deste ano, o governo norte-americano planejava impor limitações às exportações tecnológicas para a China.

Em abril, a equipe do republicano comunicou à empresa Nvidia que bloquearia a exportação do chip H20, desenvolvido para o mercado chinês, depois de a gestão anterior de Joe Biden (Partido Democrata) restringir chips mais avançados.

Trump voltou atrás depois de conversas com o CEO da Nvidia, Jensen Huang. A empresa anunciou em julho que retomaria as vendas dos chips H20 à China.

O componente H20 está no centro de uma disputa entre funcionários de segurança dos EUA, que alertam sobre seu potencial uso pelo Exército chinês, e a Nvidia, que defende que bloquear exportações tecnológicas norte-americanas só acelera a inovação por parte de grupos chineses.

A controvérsia mobilizou 20 especialistas em segurança, incluindo ex-funcionários do 1º mandato do governo Trump.

De acordo com o Financial Times, os especialistas afirmam em carta que será enviada ao secretário de Comércio, Howard Lutnick, nesta 2ª feira (28.jul), que o chip H20 é um “acelerador potente das capacidades de IA de fronteira da China” e supera o H100 (um chip avançado da Nvidia cuja exportação para a China foi bloqueada) em “inferência” –a execução de funções de IA, em contraste com o treinamento de modelos.

Estamos alimentando a própria infraestrutura que será usada para modernizar e expandir o Exército chinês”, disseram.

A Nvidia classificou as críticas como “equivocadas” e “inconsistentes” com o plano de ação de IA recentemente apresentado por Trump, afirmando que o H20 “não melhorará as capacidades militares de ninguém, mas ajudará os EUA a ganharem o apoio de desenvolvedores em todo o mundo”.

Fontes confirmaram ao Financial Times que, até o momento, nenhuma licença de exportação para o H20 foi concedida.

O Departamento de Comércio norte-americano planeja adicionar subsidiárias de fabricantes de chips chineses a uma lista restritiva de exportação, mas essas medidas ainda não foram implementadas.