Grande SP tem cerca de 80.000 pessoas sem energia após ventania

A ventania que atingiu São Paulo entre a noite de domingo (27.jul.2025) e a manhã desta 2ª feira (28.jul.2025) causou ao menos 16 desabamentos ou desmoronamentos na capital e na região metropolitana, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação também recebeu 86 chamados por queda de árvores.

De acordo com a Enel, rajadas acima de 60 km/h derrubaram árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos da distribuição. Cerca de 80.000 pessoas estão sem energia na região metropolitana de São Paulo nesta 2ª feira (28.jul).

“A companhia reforçou as equipes em campo que, no momento, atuam para normalizar o fornecimento de energia para cerca de 1,2% das unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital”, informou a Enel em nota.

Segundo a Defesa Civil, os ventos são resultado da passagem de um ciclone extratropical. O fenômeno causou instabilidades e pode provocar novas rajadas fortes, com pancadas isoladas de chuva.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou até 23h59 de 3ª feira (29.jul.2025) o alerta laranja para ventania no litoral paulista. Segundo o instituto, poderá haver “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”.