NFL multa 100 jogadores por venda irregular de ingressos do Super Bowl

A NFL (National Football League) está multando aproximadamente 100 jogadores e 24 funcionários de clubes por venderem ingressos do Super Bowl 59 acima do valor de face, violando a política da liga. A informação foi publicada pela agência AP (Associated Press) na 6ª feira (25.jul.2025).

Os jogadores que revenderam seus ingressos terão que pagar multa equivalente a 1,5 vezes o valor de face e ficarão impedidos de comprar ingressos para as próximas duas edições do evento, exceto se estiverem participando do jogo. Já os funcionários dos clubes receberão penalidades de duas vezes o valor de face dos ingressos.

Segundo o CBA (acordo coletivo de trabalho), jogadores de todos os 32 times da liga têm direito a comprar 2 ingressos para o Super Bowl. A violação teria sido cometida no Super Bowl 59, disputado em 9 de fevereiro de 2025, quando o Philadelphia Eagles venceu o Kansas City Chiefs em uma revanche da final de 2 anos atrás.

Sabrina Perel, chefe de conformidade da NFL, explicou em memorando enviado às equipes obtido pela AP: “Nossa investigação inicial determinou que vários jogadores e treinadores da NFL, empregados por diversos Clubes da NFL, venderam ingressos do Super Bowl por mais do que o valor de face do ingresso, violando a Política. Esta Política de longa data da Liga, que está especificamente incorporada no Acordo Coletivo de Trabalho, proíbe funcionários da Liga ou do Clube, incluindo jogadores, de venderem ingressos de jogos da NFL adquiridos de seu empregador por mais do que o valor de face do ingresso ou por um valor maior do que o funcionário originalmente pagou pelo ingresso, o que for menor. Estamos em processo de conclusão de nossa investigação sobre este assunto, mas a investigação revelou que funcionários de clubes e jogadores venderam seus ingressos para um pequeno número de ‘agrupadores’ que estavam trabalhando com um revendedor de ingressos para vender os ingressos do Super Bowl acima do valor de face.”

A investigação mostrou que os envolvidos venderam seus ingressos para intermediários que trabalhavam com revendedores para comercializar os bilhetes acima do valor permitido.

Em resposta ao incidente, a NFL planeja implementar medidas mais rigorosas para evitar futuras violações. Perel afirmou no memorando: “Antes do Super Bowl LX, estaremos aprimorando o treinamento obrigatório de conformidade relacionado à Política para todo o pessoal da Liga, que enfatizará os requisitos específicos da Política e o princípio mais amplo de que ninguém deve lucrar pessoalmente com sua afiliação à NFL às custas de nossos fãs. Também aumentaremos as penalidades para futuras violações desta Política. Todos os clubes devem garantir que seu pessoal entenda e cumpra esta política. Detalhes adicionais sobre as medidas aprimoradas de conformidade serão fornecidos no início do outono.”