Carla Zambelli é presa na Itália

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta 3ª feira (29.jul.2025) na Itália. Segundo a defesa, ela decidiu se apresentar às autoridades italianas.

A informação foi dada pelo advogado Fabio Pagnozzi, que representa a deputada. A congressista informou seu endereço, alegou que não é foragida e solicitou que não seja deportada ao Brasil por ser alvo de uma “perseguição política”.

Zambelli havia fugido para o país depois de ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão, no caso da invasão hacker ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“A cooperação internacional foi fundamental, entre a PF e policia italiana pela adidância. Foi presa há instantes e levada para uma delegacia da polícia italiana. Agora, tem 48 horas para a autoridade judiciária de lá dar encaminhamento. Se vai soltar, se vai extraditar, se vai ser prisão domiciliar”, disse o diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, ao site G1.

O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou, em publicação no X (ex-Twitter), que forneceu o endereço de Zambelli às autoridades locais. “Carla Zambelli está em uma casa em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, escreveu às 16h45 desta 3ª feira (29.jul).

O deputado italiano é uma das lideranças da Aliança Verde-Esquerda, coligação de oposição ao governo da primeira-ministra Giorgia Meloni.

ENTENDA

Zambelli foi condenada em 14 de maio, por unanimidade da 1ª Turma do STF, pelos crimes de falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático qualificada. A pena total é de 10 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, além de 200 dias-multa e indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos.

Em 4 de junho, Moraes decretou a prisão da deputada depois de ela anunciar que havia deixado o Brasil. O ministro ainda determinou a inclusão de Zambelli na difusão vermelha da Interpol e bloqueou seus passaportes, contas bancárias, investimentos, veículos, imóveis e redes sociais.