Círio das Canoas recorda primeira procissão fluvial realizada há mais de 70 anos em Oriximiná

Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Oriximiná, no Baixo Amazonas, se aproxima e com ele, as tradicionais procissões que reúnem devotos de todos os cantos do município, como o Círio Simbólico das Canoas que foi realizado na tarde último domingo (27). O evento recorda o primeiro círio fluvial, que foi realizado em 1946

A imagem do santo foi trasladada da Igreja Matriz e depois embarcada no Porto da Barreirinha às 17h30 de domingo, onde recebeu a bênção do Padre Nilton Mendes, pároco da Paróquia de Santo Antônio para a procissão que foi acompanhada por dezenas de canoas enfeitadas com fitas coloridas fazendo uma releitura dos primeiros círios, relembrando como tudo começou até se tornar o grande Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio.

Após a chegada no porto da cidade de Oriximiná, a imagem foi levada em procissão terrestre até o cliper de Santo Antônio, onde foi celebrada a Santa Missa por volta das 19h30. A celebração foi presidida pároco Nilton Mendes e concelebrada pelos padres da paróquia. 

O Círio Simbólico das Canoas é um projeto realizado pela família Aragão em homenagem ao glorioso Santo Antônio. Todos os eventos que antecedem o Círio de Santo Antônio são marcados por expressiva participação de devotos.

Círio Noturno

79º Círio Noturno Fluvial de Santo Antônio de Pádua será realizado no próximo domingo, 3 de agosto. No sábado (2), a imagem será trasladada da Igreja Matriz até a Comunidade Santo Antônio do Xiriri, de onde sairá o Círio Noturno no dia seguinte.

A imagem de Santo Antônio é conduzida em uma balsa que recebe decoração especial para o grande dia do Círio. Há mais de 10 anos, o diretor de Cultura Leandro Lobato é o responsável pela preparação da decoração da balsa. Segundo ele, o trabalho da equipe que ele comenda começa cerca de três meses antes, com a concepção do projeto. A execução leva cerca de um mês. 

“Para este ano nós estamos com um projeto inovador, que vai unir a tradição da arte de decoração da balsa com a tecnologia e a modernidade. A gente vai procurar mostrar o que há de mais moderno no mundo nas artes plásticas. Mas é claro que não vai deixar de ter a tradição das lâmpadas piscando, formando as geometrias, afinal elas fazem parte da simbologia de Santo Antônio. Então a gente sempre tem a preocupação com esse equilíbrio, para manter essa tradição viva”, disse Leandro Lobato

No domingo, a programação começa às 05h com alvorada festiva, e à noite, após a chegada do Círio no porto da cidade, haverá recepção à imagem de Santo Antônio no cais do porto, procissão terrestre e missa festiva do Círio. 

A festividade deste ano tem como tema: “Santo Antônio: testemunha da esperança que não decepciona” e o subtema “Proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,19). De 3 a 17 de agosto, a paróquia Santo Antônio de Pádua terá extensa programação, que inclui: missas, trezena de Santo Antônio, Círio das Crianças e noites culturais.

Leia também:

O post Círio das Canoas recorda primeira procissão fluvial realizada há mais de 70 anos em Oriximiná apareceu primeiro em Estado do Pará Online.