O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) identificou 28 municípios do Estado com tendência de redução nas mortes no trânsito e outros 28 com tendência de aumento. A pesquisa –divulgada em 23 de julho– analisou dados de janeiro de 2015 a fevereiro de 2025, utilizando informações da plataforma Infosiga, sistema de estatísticas viárias. Eis a íntegra da análise (PDF – 1 MB).
Os números mostram que 72 municípios apresentam tendência de redução de mortes em vias urbanas, enquanto 30 registram queda específica em mortes de pedestres. Por outro lado, 61 cidades registram mais mortes em estradas e rodovias e 47 apresentam crescimento em fatalidades com motociclistas.
Os pedestres representam o 3º grupo mais vulnerável no trânsito, ficando atrás apenas dos motociclistas e ocupantes de motocicletas. Em 2024, eles corresponderam a 17% dos óbitos registrados em acidentes de trânsito no Estado.
O levantamento também identificou que diversos municípios paulistas mostram tendência de aumento nas mortes de motociclistas, um dos principais desafios atuais na área de segurança viária. Em âmbito nacional, os motociclistas representavam 46% das mortes no trânsito em 2023, segundo dados do Ministério da Saúde. Essa parcela era de 33% em 2010.