O Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) decidiu nesta 4ª feira (30.jul.2025) antecipar o fim do cronograma de elevação tarifária para veículos elétricos e híbridos importados.
Com a medida, veículos eletrificados desmontados passarão a recolher imposto de importação de 35% a partir de janeiro de 2027, e não mais em julho de 2028, como estava previsto anteriormente –independentemente de sua condição de montagem.
O Gecex também aprovou a aplicação de quotas adicionais de importação com alíquota zero para CKD (veículos desmontados) e SKD (semidesmontados). Essas quotas terão validade por 6 meses e totalizam US$ 463 milhões.
A decisão atende parcialmente ao pedido da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e busca adequar a política tarifária aos investimentos esperados para os próximos anos no setor automotivo brasileiro.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em nota, que o objetivo é trazer novas tecnologias para o consumidor e aumentar o adensamento da cadeia produtiva nacional.
O pedido da BYD, de reduzir para 10% o imposto de SKD e 5% o de CKD por 3 anos, não foi integralmente atendido.
O Gecex criou uma solução que atende em parte. Por 6 meses, será possível importar os kits com imposto zerado, até uma cota adicional de US$ 463 milhões.
Leia mais em: