A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou na terça-feira (29) a apreensão de duas armas de fogo de uso restrito e de diversas munições durante uma fiscalização no km 260 da BR-010, em Imperatriz, no Maranhão. Os armamentos estariam a caminho de Marabá, no Pará.
Conforme o órgão, na manhã de segunda-feira (28), por volta das 9 horas, uma equipe abordou uma caminhonete Toyota Hilux SRX4, de cor preta, que era conduzida por um homem de 39 anos. Junto dele, estava uma passageira.
Ao ser questionado se havia armas no veículo, o condutor disse que sim, mas que não sabia onde elas estavam guardadas. Os ocupantes então desembarcaram e os policiais realizaram uma busca veicular, localizando, no porta-luvas, uma pistola Ruger calibre 9mm e um revólver Taurus calibre .357.
Também foram encontrados dois carregadores (um deles municiado), além de 153 munições de calibre .357 e 113 munições de calibre 9mm, totalizando 266 munições.
As munições estavam armazenadas no mesmo compartimento das armas, o que configura irregularidade grave no transporte de armamentos, conforme prevê decreto federal e uma instrução normativa da Polícia Federal. Segundo a legislação, armas e munições não podem ser transportadas no mesmo compartimento nem podem estar facilmente acessíveis ao atirador, como era o caso.
Também foram encontrados no veículo três relógios, vários cheques endossados para a passageira e R$ 8.335 em dinheiro.
O condutor apresentou a documentação referente às armas, incluindo uma Guia de Trânsito (GT), que, no entanto, não indicava o destino da viagem, como é obrigatório.
Ao ser questionado sobre o itinerário, ele forneceu informações contraditórias. Primeiro, afirmou que os dois haviam saído de Paragominas, no Pará, com destino a Sinop, no Mato Grosso. Em seguida, ele disse que ambos se dirigiam a Marabá. O homem não conseguiu explicar o motivo de estar passando por Imperatriz.
Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a ocorrência de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O caso foi encaminhado à Polícia Civil para as providências cabíveis.
O post Casal preso com armas alega que estava a caminho de Marabá apareceu primeiro em Correio de Carajás.