Em reunião com ministro, servidores cobram transparência e repudiam privatização da saúde em Belém

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (30), durante visita à capital paraense, investimentos na rede de saúde em Belém (PA). Aproveitando a agenda, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Pará (Sindsaúde-PA) e da Comissão de Trabalhadores do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (Pronto Socorro da 14) estiveram na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Jurunas para entregar um relatório que denuncia a real situação do hospital, sob a ótica dos próprios trabalhadores da unidade.

Durante o encontro, os servidores apresentaram uma posição contrária à privatização do hospital ou ao possível repasse da gestão da unidade para organizações sociais (OSs).

Além da conversa com o ministro Padilha, o grupo também abordou o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB). Na ocasião, enfatizaram a falta de transparência da atual gestão municipal no processo que envolve o fechamento e a reforma do hospital, além da ausência de diálogo com os servidores e servidoras sobre os atos administrativos em curso.

Na véspera da visita do ministro à capital, na terça-feira (29), a deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) protocolou no Ministério Público Federal (MPF) um pedido de abertura de inquérito civil contra a Prefeitura de Belém devido aos procedimentos para a privatização de grande parte dos serviços públicos de saúde.

Após iniciar a privatização dos serviços de urgência e emergência, o prefeito Igor Normando abriu a chamada pública para transferir a prestação de serviços ambulatoriais especializados eletivos à iniciativa privada. Esses serviços incluem atendimentos odontológicos, de saúde mental, a idosos e a mulheres, entre outros. “A Prefeitura objetiva entregar indevidamente a gestão total desses serviços à iniciativa privada”, alertou a parlamentar.

O post Em reunião com ministro, servidores cobram transparência e repudiam privatização da saúde em Belém apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.