Os produtores brasileiros de castanha-do-pará sem casca, farão uma apelação as autoridades do governo brasileiro, para contatarem o governo americano e retirar a taxação da castanha-do-pará sem casca da lista de produtos tarifados, informou uma fonte à coluna.
Sem sentido
De acordo com a fonte, não faz sentido a liberação da castanha com casca e taxar a sem casca, insumo insubstituível na produção de grande linha de produtos alimentícios da indústria americana: pães especiais, chocolates entre outros.
Correção
Os produtores brasileiros explicaram a situação aos negociadores do lado brasileiro para tentar corrigir o erro do lado americano, nesta quinta-feira (31). Como a vigência das tarifas só ocorrerá no dia 6 de agosto, há a confiança que o erro será corrigido.
Café, carne e cacau
Surpreendeu, na lista de não inclusão de exceções do tarifaço de Trump, produtos como carne, café e cacau. Empresários americanos como a rede de cafeterias Starbucks, e a gigante do fast-food McDonald’s, que importam café e carnes magras (dianteiro) para suas receitas de cafés e hambúrgueres, farão pedido de isenção a Casa Branca desses produtos, sob risco de aumento considerável de preços de dois dos alimentos mais consumidos pelos americanos.
Itaú fez a conta da tarifa real de Trump. Confira.
A ordem executiva da Casa Branca prevê quase 700 exceções do tarifaço numa lista de mais de mil produtos que o Brasil exporta para os EUA. O Banco Itaú fez as contas e estima que a tarifa média ficará em torno de 30% — uma das maiores a serem aplicadas pelos EUA.
Sete deputados federais perdem o mandato
Foi oficializado na quarta-feira (30), a perda do mandato de 7 deputados federais, de quatro Estados (AP, DF, TO e RO). A decisão se deu depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) alterou a regra sobre a distribuição das chamadas sobras eleitorais. Com a decisão da Corte, que muda a contabilização de votos das eleições de 2022, a bancada do Amapá, formada por 8 deputados, é a mais atingida, provocando a troca de metade dos congressistas.
Quem sai
Perdem os mandatos os deputados Dr. Pupio (MDB-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Professora Goreth (PDT-AP) e Silvia Waiãpi (PL-AP), todos do Amapá; e Lebrão (União Brasil-RO), Lázaro Botelho (PP-TO) e Gilvan Máximo (Republicanos-DF).
Quem entra
Assumem as vagas os agora deputados: Aline Gurgel (Republicanos-AP), Paulo Lemos (Psol-AP), André Abdon (PP-AP), Professora Marcivania (PC do B-AP), Tiago Dimas (Podemos-TO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Rafael Fera (Podemos-RO).
Recurso
A ex-deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) entrou com recurso, mas, segundo fontes, é praticamente nula a chance de sucesso.
Pirro
É uma “vitória de Pirro” a comemoração do PL sobre os desdobramentos da confirmação do tarifaço e sanção do ministro do STF, Alexandre de Moraes, assinada na quarta-feira pelo presidente Donald Trump.
Piora
Segundo análise de deputados, a situação de Jair Bolsonaro piorou, o que será visto na dosimetria de sua quase certa condenação como chefe do Núcleo Crucial na ação em que Moraes é o relator, de tentativa de golpe de Estado…
A pena pode passar de 45 anos, e se confirmada, o ex-presidente terá grande dificuldade de obter prisão domiciliar alegando problemas de saúde.
Regra 3
Lula disse a aliados próximos que pode fechar com o MDB para vice em 2026 caso Geraldo Alckmin abrir mão da vaga.
Especula-se no nome do governador Helder Barbalho para vice, mas isso não foi confirmado pelo próprio que, por hora, prefere concorrer ao Senado.
Val-André Mutran é repórter especial para o Portal Ver-o-Fato e está sediado em Brasília.
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Ver-o-Fato, e é responsabilidade de seu titular.
The post Possível erro inclui castanha-do-pará sem casca no tarifaço appeared first on Ver-o-Fato.