Um homem está sendo investigado pela Polícia Civil após invadir a Igreja Matriz Santo Estanislau, em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, e acionar um explosivo no altar. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (30) e foi flagrado por câmeras de segurança do local.
As imagens mostram o suspeito entrando no templo, localizado no bairro Alto Paraguaçu, e tentando abrir o sacrário, sem sucesso. Em seguida, ele acende um artefato, posiciona-o sobre o altar e foge correndo. O dispositivo chega a pegar fogo e explode, provocando um forte estrondo.
A igreja, inaugurada em 1922, é tombada como patrimônio estadual e federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é considerada a maior construída por imigrantes poloneses na América Latina. O local foi isolado e passará por perícia nesta quinta-feira (31). Outras evidências e imagens também serão analisadas.
O delegado Cassiano Tiburski informou que o inquérito foi instaurado e que o suspeito, já identificado, será indiciado por dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso — crime previsto no artigo 208 do Código Penal, com pena de detenção de até um ano ou multa. Outros crimes ainda podem ser acrescentados à investigação.
A comunidade religiosa registrou boletim de ocorrência, e a Polícia Civil segue em busca de testemunhas que possam contribuir com o caso.
Com informações de G1 e Metrópoles
The post VÍDEO – Homem invade igreja histórica, acende explosivo no altar e foge appeared first on Ver-o-Fato.