O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), disse nesta 6ª feira (1º.ago.2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele “quando quiser” para tratar sobre as tarifas comerciais impostas ao Brasil. As tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros entram em vigor em 7 de agosto.
“Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro”, disse o republicano no jardim da Casa Branca. “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, completou.
Trump voltou à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025. Desde então, Lula nunca conversou com o republicano. O diálogo inexiste. O chanceler Mauro Vieira conversou pela 1ª vez com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta semana.
O governo do Lula ainda não fez um pedido formal à Casa Branca para uma reunião de alto nível com Trump, mas espera que este abra um diálogo com o Brasil sobre a tarifa de 50% prometida para agosto.
Segundo apurou o Poder360, o Planalto avalia que as declarações públicas de Lula dizendo querer conversar e negociar com Trump já valeram como um convite ao diálogo. Por isso, não seria necessário um pedido formal.
A administração petista considera que Trump não deu nenhum sinal de que teria uma conversa com Lula nos termos que o Planalto deseja. Isso significa restringir o tema do diálogo a temas comerciais, excluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), big techs ou a atuação de outro Poder, como o Judiciário.
O Brasil interpreta que cabe aos norte-americanos tomar a iniciativa de uma conversa com o petista. Os mesmos interlocutores afirmam que a Casa Branca nunca procurou oficialmente o Planalto para solicitar qualquer tipo de reunião ou ligação.