Unicamp abre inscrições para Vestibular 2026 com mudanças na segunda fase

Universidade vai oferecer 2.537 vagas em 69 cursos; número de questões da segunda fase será reduzido

Por Sandra Venancio | Jornal Local – Foto Divulgação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta sexta-feira (1º) as inscrições para o Vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Comvest, a comissão responsável pela organização do processo seletivo. Ao todo, serão oferecidas 2.537 vagas em 69 cursos superiores.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Reconhecida como a segunda melhor universidade da América Latina pelo ranking Times Higher Education 2024, a Unicamp anuncia nesta edição mudanças no formato da segunda fase. A principal delas é a redução no número de questões discursivas, que passa de 20 para 18, conforme antecipado pelo diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, em entrevista ao g1.

Mais detalhes sobre o processo seletivo serão divulgados em entrevista coletiva nesta sexta-feira pela manhã, incluindo informações sobre as provas específicas, o calendário completo e as cotas sociais e raciais adotadas pela universidade.

Confira abaixo o calendário completo:

  • Inscrições e pagamento da taxa de Inscrição: 1º de agosto a 1º de setembro
  • Prova de habilidades específicas – música: setembro
  • 1ª fase do vestibular: 26 de outubro
  • 2ª fase do vestibular: 30 de novembro a 1º de dezembro
  • Provas de habilidades específicas: 3 a 5 de dezembro
  • Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026

Isenção de Pagamento de Taxa

lista de estudantes contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2026, que também valerá para a modalidade Enem-Unicamp 2026, foi divulgada na sexta-feira (25).

Do total de 10.605 candidatos que fizeram a solicitação, 9.404 receberam o benefício após análise da documentação comprobatória. As inscrições começam em 1º de agosto e seguem até o dia 1º de setembro (veja o calendário abaixo).

A Comvest lembra que os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2026 ou na modalidade Enem-Unicamp. É preciso fazer as respectivas inscrições, utilizando o código fornecido pela Comvest.

Para se inscrever e acompanhar o cronograma, acesse:
www.comvest.unicamp.br