Falta de equipamentos de segurança e pressa por inauguração podem ter causado acidente fatal. Foto: @tapanaemmovimento
Um trabalhador, contratado por uma empresa responsável pela reforma e manutenção de unidades de saúde de Belém, morreu após cair de um andaime durante a troca do telhado do pátio central da Unidade Municipal de Saúde (UMS) no bairro do Tapanã. A informação foi divulgada pelo coletivo “Tapanã em Movimento”, que reúne moradores e lideranças locais.
A queda, ocorrida no dia 31 de julho, de um altura de aproximadamente sete metros, causou fraturas graves na bacia, no fêmur e em outras partes do corpo. A vítima, ainda não identificada oficialmente, foi levada ao Hospital Metropolitano, mas chegou sem vida.
Falta de equipamentos de segurança e pressão por prazos
De acordo com o coletivo a partir de imagens obtidas, em diversos momentos, os funcionários da empresa executavam os reparos sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. Não há confirmação se a vítima estava devidamente protegida no momento do acidente.
Relatos indicam que a obra estava sendo acelerada devido à expectativa de uma visita do prefeito Igor Normando (MDB) à unidade – que não ocorreu após o acidente. A possível negligência com as normas de segurança e a pressa na execução do serviço levantam dúvidas sobre a fiscalização por parte da empresa contratada e do poder público.
Sobre a obra na Unidade
A reforma da UMS do Tapanã foi viabilizada com recursos do governo federal garantidos ainda na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues. O projeto, enviado em agosto de 2024, justificava a intervenção devido ao “desgaste provocado pela utilização do imóvel” e à falta de manutenção nos últimos anos, o que “acarretou prejuízos aos serviços prestados à população”. O valor total contratado foi de R$ 684.596,00.
O post Homem morre após queda em obra da prefeitura na UMS do Tapanã apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.