POLÔNIA ALERTA SEUS CIDADÃOS PARA DEIXAREM A RÚSSIA IMEDIATAMENTE

O Ministério das Relações Exteriores da Polônia emitiu um comunicado recomendando fortemente que todos os cidadãos poloneses residentes na Rússia deixem o país imediatamente por qualquer meio disponível.

O alerta ocorre em um momento em que os laços entre Moscou e Varsóvia atingem níveis historicamente baixos em meio ao conflito na Ucrânia e às restrições diplomáticas recíprocas.

A Rússia designou a Polónia como um estado “hostil” em resposta às sanções econômicas e ao apoio à Ucrânia

A RT relata: De acordo com a declaração publicada no site do governo, que atraiu a atenção da mídia russa e polonesa esta semana, o ministério alerta contra todas as viagens à Rússia, citando o conflito na Ucrânia e a designação oficial da Polônia pela Rússia como um “estado hostil”.

A Rússia incluiu oficialmente a Polônia — que aderiu às sanções ocidentais e tem sido uma das maiores apoiadoras da Ucrânia — em sua lista de “estados hostis” em 2022. A designação permite que as autoridades russas imponham restrições a missões diplomáticas e frequentemente implica limitações em transações comerciais e monetárias.

Consequentemente, “os cidadãos poloneses residentes na Rússia [são recomendados a] deixar seu território pelos meios comerciais e privados disponíveis, a menos que suas circunstâncias pessoais, familiares ou profissionais exijam que permaneçam no país”, disse o ministério.

Autoridades polonesas também alertaram sobre potenciais problemas com a assistência consular direta aos cidadãos poloneses devido ao fechamento de missões diplomáticas, o que pode exigir que os visitantes “viajem para escritórios consulares muito distantes”.

O aviso destaca vários obstáculos enfrentados pelos cidadãos poloneses na Rússia, incluindo a suspensão de voos diretos entre os dois países, opções de viagem restritas e dificuldades de acesso a fundos por meio de cartões bancários poloneses.

Alega também que cidadãos poloneses podem enfrentar “detenção arbitrária” enquanto estiverem na Rússia. Nos últimos anos, não houve nenhum caso de destaque de cidadãos poloneses detidos no país.

As tensões diplomáticas entre os dois países aumentaram desde a escalada do conflito na Ucrânia em 2022. Em maio, o ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, anunciou o fechamento do consulado russo em Cracóvia, acusando Moscou de envolvimento em um incêndio em 2024 em um shopping center em Varsóvia — uma acusação que a Rússia negou.

Em resposta, a Rússia ordenou no início deste mês o fechamento do consulado da Polônia em Kaliningrado, a partir do final de agosto, citando “ações hostis” de Varsóvia.

Fonte: https://thepeoplesvoice.tv/poland-tells-its-citizens-to-leave-russia-immediately/

 

 

O post POLÔNIA ALERTA SEUS CIDADÃOS PARA DEIXAREM A RÚSSIA IMEDIATAMENTE apareceu primeiro em Planeta Prisão.