China lidera número global de modelos de IA com 1.509 lançamentos

A China divulgou 1.509 grandes modelos de IA (Inteligência Artificial), o maior número globalmente, respondendo por uma parcela substancial dos 3.755 modelos lançados em todo o mundo até o momento, de acordo com informações reveladas na Conferência Mundial de Inteligência Artificial 2025 (WAIC, sigla em inglês).

A China estabeleceu um sistema industrial de IA abrangente, cobrindo infraestrutura fundamental e aplicações específicas do setor. Segundo dados da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT, sigla em inglês), o país abriga mais de 5.100 empresas de IA, respondendo por quase 15% do total global. Além disso, tem 71 unicórnios de IA, representando cerca de 26% dos 271 do mundo.

Yu Xiaohui, presidente da CAICT, disse que a rápida iteração de grandes modelos básicos este ano, juntamente com novas abordagens tecnológicas, demonstra o potencial significativo para o avanço em direção à Inteligência Artificial Geral. Afirmou que um cenário de desenvolvimento positivo tomou forma na China, caracterizado por empresas líderes, aumento de unicórnios, empresas especializadas e startups emergentes.

As empresas listadas em bolsas de valores e os unicórnios são identificados como os principais motores da indústria de IA da China. Existem mais de 300 empresas listadas relacionadas à IA na China, cuja receita relacionada à IA constitui cerca de 70% da escala total da indústria de IA do país, informou a CAICT.

Os 5 principais campos de inovação dos unicórnios de IA chineses são grandes modelos, condução autônoma, robôs inteligentes, aplicativos de inteligência de negócios e chips de computação de IA.

A indústria está se expandindo rapidamente na China, impulsionada por um fluxo contínuo de novas tecnologias, aplicativos e modelos de negócios. Ela se tornou um importante motor de crescimento para o desenvolvimento econômico e social de alta qualidade, disse Yu.


Com informações da Xinhua.