Lula cita Biden e diz que só será candidato se estiver 100% saudável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (3.ago.2025) que não será candidato à reeleição se achar que pode passar pela mesma situação enfrentada no ano passado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden (democrata).

Em julho de 2024, Biden desistiu de buscar a reeleição depois de semanas de pressão. A idade avançada, juntamente com as dúvidas acerca de sua capacidade cognitiva e mental, despertou preocupações em apoiadores. O democrata tinha, na época, 81 anos. Lula tem 79 anos.

Eu tenho dito dentro do PT, para alguns companheiros, que, para ser candidato, tenho de ser muito honesto e sincero comigo. Eu, para ser candidato, e a [primeira-dama] Janja sabe disso, eu preciso estar com 100% de saúde. Decidir ser candidato para depois acontecer comigo o que aconteceu com o Biden? Jamais eu irei enganar o partido e o povo brasileiro”, disse Lula ao discursar no 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília (DF).

Quando eu falo que tenho 80 [anos] e energia de 30, vocês podem acreditar. Hoje, eu me sinto mais saudável do que quando eu tinha 60 ou 65 anos”, afirmou.

Eu me cuido mais, tenho uma mulher que me cuida muito e eu estou preparado, no momento exato, para dizer para vocês –e quero que os adversários saibam: Se eu for candidato, eu não vou disputar; eu vou ser candidato para ganhar as eleições”, declarou.

Assista (a partir de 3h7min): 

Pesquisa PoderData realizada de 26 a 28 de julho de 2025 mostra que, para 50% dos eleitores, a idade de Lula seria “um problema” em uma possível reeleição. A taxa disparou 18 pontos percentuais em 1 ano. Caso se candidate para tentar mais um mandato em 2026, e seja reeleito, o chefe do Executivo assumiria um novo mandato com 81 anos.

Há também 26% que consideram que a idade de Lula não seria um empecilho para um 4º mandato do petista. Esse percentual era de 38% em julho de 2024. Outros 23% não souberam responder.