Peça que tem atriz negra como Jesus estreia nos EUA

A atriz Cynthia Erivo é a protagonista da peça “Jesus Christ Superstar”, que estreou na 6ª feira (1º.ago.2025), no Hollywood Bowl, em Los Angeles, e tem a última apresentação neste domingo (3.ago.2025). A artista, que interpreta Jesus, ficou conhecida do grande público ao participar de “Wicked” ao lado de Ariana Grande.

A peça, segundo o Hollywood Bowl, “explora a representação bíblica dos acontecimentos extraordinários que levaram à morte e ressurreição de Jesus Cristo, vistos pelos olhos de seu traidor, Judas Iscariotes”. Nessa versão, Adam Lambert interpreta Judas. Ele é descrito pelo local como “o 1º artista masculino abertamente gay a alcançar o 1º lugar na Billboard 200”.

Conforme o Hollywood Bowl, a história, contada inteiramente por meio de músicas, “explora os relacionamentos pessoais e os conflitos entre Jesus, Judas, Maria Madalena, os discípulos, seus seguidores e o Império Romano”.

Essa versão “marca o retorno de ‘Jesus Christ Superstar’ às suas raízes no rock”. 

A escalação de Cynthia Erivo, uma mulher negra e queer, para o papel de Jesus foi criticada por alguns. Ela foi confirmada em fevereiro deste ano. Em junho, falou à revista Billboard sobre as reações. 

Por que não [ter uma mulher negra interpretando Jesus]?”, disse. “Você não pode agradar a todo mundo. São 3 dias de uma apresentação legítima no Hollywood Bowl em que eu vou cantar como nunca. Então, espero que venham assistir e percebam: ‘Ah, é um musical, o lugar mais gay da Terra’”, declarou. 

Em entrevista à Billboard publicada na 6ª feira (1º.ago), Lambert defendeu a escalação da artista. 

Cynthia é brilhante. Sua voz, sua presença e essa combinação de poder e vulnerabilidade simplesmente me deixam impressionado”, afirmou. 

Estou empolgado com o desafio de apresentar ao público uma produção liderada por Jesus como uma mulher negra, e encorajo a plateia a expandir um pouco sua mente”, disse. “‘Jesus Christ Superstar’ foi criado para provocar e desafiar, esse é o objetivo. E os ensinamentos de Jesus não deveriam transcender o gênero?”, declarou. 

Assista imagens da peça publicadas no X: