Imagem de jovens viraliza após boato falso sobre furto de patinete em Belém

Dois jovens foram alvo de boatos nas redes sociais ao terem suas imagens divulgadas como se estivessem furtando um dos patinetes elétricos recém-implantados pela Prefeitura de Belém. A informação, que circulou amplamente no último sábado (2), foi desmentida horas depois pelo próprio autor da publicação, mas o estrago à reputação dos rapazes já havia sido feito.

O vídeo mostrava os dois transportando um patinete da empresa JET sobre uma motocicleta, sem capacetes e fora das normas de segurança viária. A postagem original, feita pelo jornalista Jefferson Lima, sugeria que o veículo havia sido roubado. Após a repercussão negativa e resposta dos rapazes, ele publicou uma retratação reconhecendo que os jovens haviam alugado o equipamento de forma regular e que não houve furto.

A forma como o transporte foi feito permanece irregular e não é prevista nas normas do serviço, que exige que os usuários encerrem a corrida dentro das chamadas “zonas verdes”. No entanto, segundo relataram em vídeo, o patinete travou e, sem saber que bastava estacionar corretamente para encerrar a corrida, eles decidiram levá-lo até um ponto de devolução que julgaram adequado.

O caso gerou críticas à rapidez com que conteúdos são compartilhados sem verificação prévia, além de gerar dúvidas sobre o entendimento da população em relação às campanhas educativas sobre o uso correto do novo serviço. Após a retratação, internautas se manifestaram em defesa dos rapazes; o jornalista precisou privar os comentários da postagem após a enxurrada de críticas.

Leia também:

O post Imagem de jovens viraliza após boato falso sobre furto de patinete em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.