Naufrágio na costa do Iêmen deixa ao menos 60 mortos

Pelo menos 60 imigrantes morreram depois de um barco com cerca de 157 pessoas afundar na costa do Iêmen, no domingo (3.ago.2025), devido ao mau tempo.

O chefe da OIM (Organização Internacional para as Migrações) no Iêmen, Abdusattor Esoev, disse à BBC que a embarcação naufragou na província de Abyan, no sul do país, e ao menos 68 corpos foram recuperados. Ele afirmou que 12 pessoas foram resgatadas e dezenas ainda estão desaparecidas.

Acredita-se que a maioria das vítimas seja de cidadãos etíopes, afirmou a OIM, que classificou o incidente como “devastador”.

Até o momento, os corpos de 54 migrantes foram encontrados em terra firme no distrito de Khanfar, ao sul do país, e outros 14 foram levados para o necrotério de um hospital em Zinjibar, capital da província de Abyan, informou a agência AP (Associated Press). 

“Esse incidente devastador ressalta a necessidade urgente de mecanismos de proteção reforçados para imigrantes que realizam viagens perigosas, muitas vezes facilitadas por contrabandistas inescrupulosos que exploram o desespero e a vulnerabilidade”, declarou Esoev.

“O que defendemos para todos os Estados-membros (…) é que melhorem suas rotas regulares para que as pessoas possam imigrar por meios legais, em vez de serem apanhadas ou enganadas por traficantes e fazerem essas viagens perigosas”, disse o chefe da OIM no Iêmen.

O Iêmen é um país de trânsito popular para muitos imigrantes que se dirigem para a Arábia Saudita, em busca de melhores oportunidades. A OIM estima que centenas morreram ou desapareceram em naufrágios nos últimos meses.

Em março, 2 barcos transportando mais de 180 migrantes afundaram na costa do distrito de Dhubab, no Iêmen, devido ao mar agitado. Apenas 2 tripulantes foram resgatados e os passageiros restantes jamais foram encontrados.

Apesar dos riscos, muitos imigrantes continuam a fazer a viagem, com mais de 60.000 chegando ao Iêmen somente em 2024, conforme a BBC.

Um barco com a bandeira da Turquia foi filmado tirando pessoas da água com o auxílio de bóias. O vídeo foi publicado e compartilhado nas redes sociais.

Assista ao vídeo do resgate: