Reforço no atendimento: nomeação de novos peritos deve reduzir a fila do INSS e agilizar perícias em Parauapebas e outras cidades do Pará
O Ministério da Previdência Social anunciou, na última quarta-feira (30 de julho), a nomeação de 22 novos peritos médicos federais para atuar no Pará, após 15 anos sem novas contratações para o setor. A chegada desses profissionais representa um aumento de 22% na capacidade operacional da perícia médica no estado, medida essencial para enfrentar a longa fila de segurados do INSS que aguardam atendimento.
Na Região Norte, a mais crítica do país em relação ao tempo de espera, serão nomeados 88 novos peritos médicos, o que corresponde a um crescimento de 46,56% na capacidade de atendimento.
Municípios contemplados
Nove cidades paraenses receberão reforço no quadro de peritos médicos: Altamira, Bragança, Breves, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Santa Isabel do Pará e Santarém.
Em Parauapebas, a expectativa é de que a chegada desses profissionais reduza significativamente o tempo de espera para a realização de perícias médicas, que são fundamentais para concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Concurso e posse
As nomeações são fruto do concurso público realizado em fevereiro deste ano, que contou com a participação de quase 14 mil candidatos em todo o país. Apenas nesta etapa, o Ministério da Previdência nomeou 250 novos servidores, que devem assumir os cargos já em agosto, após a entrega da documentação e posse oficial.
Impacto esperado
De acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a medida representa uma mudança histórica para o país, especialmente para regiões com maior déficit de profissionais: “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, destacou o ministro.
A distribuição das vagas levou em consideração a demanda de cada estado, o tempo médio de espera e a localização estratégica para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.
Situação em Parauapebas
Com a nova designação, Parauapebas passa a contar com reforço direto no atendimento previdenciário, beneficiando milhares de trabalhadores e segurados que dependem da perícia médica para acessar seus direitos. A expectativa é de que o tempo de espera, que hoje gera grandes reclamações, seja reduzido já nos próximos meses.
O post Parauapebas receberá novos peritos médicos para reforçar atendimentos do INSS no Pará apareceu primeiro em Portal Pebinha de Açúcar – 18 anos.