Portugal e Espanha entraram em estado de alerta no fim de semana por causa do elevado risco de incêndios florestais provocado pelas altas temperaturas. A previsão é que os termômetros nos 2 países variem de 36ºC a 44ºC. A situação se agrava pela combinação do calor intenso com baixos índices de umidade.
O governo português anunciou no sábado (2.ago.2025) o estado de alerta, válido de domingo (3.ago) a 5ª feira (7.ago), com a implementação de diversas medidas preventivas. As autoridades proibiram o acesso a áreas florestais, o uso de fogos de artifício, os trabalhos com maquinário e qualquer tipo de queimada no território nacional.
A ministra da Administração Interna de Portugal, Maria Lúcia Amaral, explicou, segundo o jornal Público, que a “semana será difícil” e que as restrições são necessárias para proteger florestas e comunidades durante esse período crítico.
Na 5ª feira (31.jul), o primeiro-ministro do país, Luís Montenegro (PSD, direita), fez um apelo à serenidade e ao “espírito de unidade nacional” para que todos colaborem “na resolução de um drama que preocupa a todos”, referindo-se aos incêndios florestais.
Na Espanha, uma massa de ar quente proveniente do Norte da África se instalou sobre o país, desencadeando a 2ª onda de calor do verão. O Ministério da Saúde espanhol emitiu alerta de “risco vermelho” para centenas de municípios, de acordo com a EuroNews.
O pico da onda de calor na Península Ibérica está previsto para esta 2ª feira e para a 3ª feira (5.ago). Em Portugal, o alerta máximo permanecerá vigente até 5ª feira (7.ago), com 5 distritos no norte do país classificados com “risco vermelho” no começo desta semana.
A maioria das outras regiões portuguesas está sob alerta laranja, sendo o distrito de Faro, no Algarve, o único com alerta amarelo, mais brando.
Os efeitos do calor já se manifestam na região. No norte de Portugal, incêndios florestais forçaram a evacuação de pelo menos uma aldeia na área do Douro no domingo (3.ago). Na Espanha, quase todo o território nacional está afetado, com exceção da Cantábria e das Ilhas Canárias.
Nas regiões espanholas da Andaluzia, Extremadura, Castilla-La Mancha e Galícia, as temperaturas devem ultrapassar 40°C. No vale do Guadalquivir, os termômetros podem atingir até 42°C.