Urgente: Indígenas Tembé apreendem máquinas de obras do Estado que estavam em suas terras

 

O ex-deputado e ex-prefeito Edmilson Rodrigues, revelou nas redes sociais, na noite desta segunda-feira, 4, que mais de 300 indígenas da etnia Tembé Tenetehara, da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Nordeste do Pará, apreenderam cerca de 26 maquinários pesados que estavam sendo usados pelo governo do estado para abrir uma estrada vicinal a fim de interligar os municípios de Capitão Poço e Santa Luzia do Pará. A obra passa por dentro da TI, causando impactos ambientais, mas os povos originários não foram consultados sobre o assunto, como determina a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Às vésperas da COP 30, Helder Barbalho volta a atacar os direitos de povos tradicionais”, postou Edmilson, que foi procurado pelas lideranças Tembé.

O cacique Wendel Tembé anunciou, em vídeo, que os equipamentos serão liberados somente quando forem atendidas as reivindicações dos indígenas. Eles cobram a reforma, ampliação e construção das escolas da TI, que estão ha 20 anos sem manutenção, segundo ele, além da contratação de professores e de prestadores de serviço dessas escolas.

Ainda, os indígenas cobram a manutenção das vicinais existentes dentro da terra indígena, pois também nunca receberam consertos do estado, segundo ele. Esse último pedido foi reforçado por ofício assinado pelos caciques para que o Ministério Público Federal (MPF) intervenha junto à Secretaria de Obras do Estado.

“Eu tenho uma relação histórica com os Tembé, acompanhando sua luta pela demarcação do territórios e demais direitos constitucionais. Neste sentido, manifesto total solidariedade à luta justa deles”, diz Edmilson.

“O desrespeito aos indígenas e às leis só piora, como essa invasão da TI pelo próprio Estado com uma obra de impactos ambientais e sociais. Apelo ao MPF para que tome as medidas de proteção aos direitos dos indígenas”.

 

 

 

O post Urgente: Indígenas Tembé apreendem máquinas de obras do Estado que estavam em suas terras apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.