Xi Jinping incentiva participação de internautas no Plano Quinquenal

O presidente da China, Xi Jinping, instruiu os integrantes do PCCH (Partido Comunista da China) a incorporar as sugestões de internautas na construção do PQN (Plano Quinquenal Nacional) 2026-2030. 

O PQN é o principal instrumento de organização econômica e social da China e busca alcançar objetivos estabelecidos pelo partido para os próximos 5 anos.

O governo chinês realizou, de 20 de maio a 20 de junho, uma campanha on-line para recolher sugestões da população para a elaboração do PQN. Ao todo, o PCCH recebeu 3,1 milhões de respostas.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, Xi ficou satisfeito com a quantidade de sugestões e disse para os departamentos do governo realizarem um esforço para considerá-las no plano quinquenal.

“Ele [Xi] pediu aos comitês do Partido e aos governos em todos os níveis que aprendam mais sobre a vida das pessoas, ouçam suas opiniões e coletem suas ideias extensivamente para atender às suas aspirações por uma vida melhor”, diz a agência de notícias.

A elaboração do PQN 2026-2030 já está na fase final de sua desenvolvimento. O governo chinês marcou para outubro deste ano uma reunião para discutir o plano, que deverá ser apresentado em março do ano que vem.

As expectativas para a apresentação do próximo plano quinquenal chinês aumentaram nos últimos meses por causa da guerra comercial travada entre o país e os Estados Unidos.

Em julho, o presidente chinês já declarou que o novo PQN será “uma fase crucial para consolidar a fundação para realizar a modernização socialista”.