JIAOGULAN: ESTA ERVA PODEROSA E ANTIGA OFERECE BENEFÍCIOS IMPRESSIONANTES (CÂNCER)

Reverenciada nas práticas tradicionais chinesas, esta erva intrigante está atraindo a atenção hoje – aqui está o que você precisa saber antes de experimentá-la.

Resumindo

  • Usado desde 1406 dC na medicina chinesa, o jiaogulan aumenta a resistência, reduz o colesterol e apoia o metabolismo, ganhando o apelido de “erva da imortalidade” por seus poderosos benefícios
  • Com um valor de Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio (ORAC) oito vezes maior que o chá verde, o jiaogulan protege contra danos celulares, neutralizando os radicais livres e reduzindo o estresse oxidativo, que são fatores-chave no envelhecimento e doenças crônicas
  • Jiaogulan ativa a proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina (AMPK) de 5‘, o interruptor de energia do seu corpo, para aumentar a sensibilidade à insulina, bloquear o armazenamento de gordura e apoiar a eliminação do colesterol – tornando-o um aliado eficaz no controle de peso e açúcar no sangue
  • Esta erva desintoxica o fígado, melhora a circulação e reduz a inflamação por meio de diferentes compostos de sabor, oferecendo alívio para condições como fígado gorduroso, pressão alta e inflamação crônica
  • Estudos mostram que o jiaogulan pode encolher tumores, bloquear o crescimento de células cancerígenas e aumentar a imunidade – enquanto poupa tecidos saudáveis. Seus compostos naturais funcionam em mais de 30 tipos de câncer, tornando-se uma terapia adjuvante promissora

Introdução

Quando se trata de ervas populares na medicina tradicional chinesa (MTC), você provavelmente pensa em ginseng, bagas de goji e astrágalo. Mas você já ouviu falar de jiaogulan? Esta erva tem uma longa história na MTC e é reverenciada por promover longevidade, resistência, saúde cardiovascular e muito mais. Agora, a ciência moderna está começando a confirmar essas afirmações antigas com dados concretos.

Uma das razões pelas quais o jiaogulan está se tornando amplamente apreciado é seu alto teor de antioxidantes. De acordo com estudos, esta humilde planta tem oito vezes o poder antioxidante do chá verde, ganhando o nome de “erva da imortalidade”.

A erva que promove a longevidade – fatos básicos sobre Jiaogulan

Jiaogulan (Gynostemma pentaphyllum) é uma erva perene rasteira que pertence à família Cucurbitaceae. Também é conhecido por outros nomes, como ginseng do sul ou erva das fadas, e é amplamente utilizado no nordeste e sudeste da Ásia. Em um artigo do New York Post, o Dr. Michael Aziz, um médico de medicina interna certificado, fornece informações sobre por que o jiaogulan está crescendo em popularidade nos últimos anos.

  • Jiaogulan tem sido usado na medicina popular há séculos – Um estudo observa que seu uso remonta a 1406 dC, quando foi identificado como um valioso alimento de sobrevivência. No entanto, nos EUA, muito poucas pessoas sabem disso, disse Aziz. Alguns dos benefícios do jiaogulan incluem ajudar a aumentar o metabolismo, reduzir o colesterol e promover a longevidade.
  • Esta erva supera os níveis antioxidantes do chá verde – a  Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio (ORAC) é um teste de laboratório que mede o quão bem um alimento ou substância neutraliza os radicais livres prejudiciais. De acordo com Aziz, o valor ORAC do jiaogulan é oito vezes maior que o chá verde. Simplificando, quanto maior a pontuação ORAC, melhor o alimento protege suas células.
  • Jiaogulan está disponível como um chá de ervas ou um suplemento – Aziz diz que consome 900 miligramas de jiaogulan diariamente, preparando 1 a 2 colheres de chá de folhas de chá jiaogulan em 250 mililitros de água. Ele descreve seu sabor como amargo, terroso e levemente adocicado.
  • O amargor da erva vem das saponinas – Em particular, o jiaogulan contém gipenosídeos, um tipo de saponina semelhante aos ginsenosídeos do ginseng. Aziz explica:

“Os gypenosides estimulam a proteína quinase ativada por AMP, uma enzima que desempenha um papel central na manutenção do equilíbrio energético celular. Eles têm efeitos antioxidantes. Eles também melhoram a sinalização da insulina e melhoram a função das mitocôndrias, que são as baterias de nossas células. Essas são algumas das características do envelhecimento que afetam a longevidade.

Como esta erva antiga restaura o equilíbrio e reduz a inflamação

Um estudo publicado recentemente no Journal of Functional Foods ofereceu uma nova visão de como o jiaogulan oferece vários benefícios no corpo. Depois de realizar uma revisão aprofundada da literatura farmacológica existente sobre extratos de gypenosides e jiaogulan.

O estudo descreve como esta erva influencia vários sistemas, particularmente por meio de seus efeitos desintoxicantes, anti-inflamatórios e de suporte à circulação.

  • Jiaogulan pode ser categorizado em três sabores – Estes são doces, amargos e ligeiramente amargos. Cada sabor exibe eficácia e efeitos distintos. Por exemplo, na MTC, acredita-se que os gypenosides amargos limpam o “calor” e reduzem a inflamação, o acúmulo tóxico e o estresse oxidativo, enquanto os compostos doces promovem órgãos saudáveis, sangue e “qi” (sua força vital ou energia). De acordo com os pesquisadores:

“O sabor amargo e a natureza fria do GP [Gynostemma pentaphyllum] são particularmente eficazes na limpeza do calor e na desintoxicação do corpo, tornando-o benéfico para condições como hepatite viral, gastroenterite crônica e bronquite crônica [sic].

Além disso, o sabor doce do GP nutre o coração e protege o fígado, beneficia melhor o qi e o sangue e é mais eficaz contra hiperlipidemia, hipertensão, fígado gorduroso, insônia e dores de cabeça.

  • O estudo destaca os efeitos antioxidantes do jiaogulan – De acordo com sua pesquisa, esta erva ajuda a eliminar moléculas nocivas como DPPH e radicais hidroxila antes que causem danos a longo prazo. Uma sobrecarga de espécies reativas de oxigênio (ROS) no corpo causa estresse oxidativo, o que leva a inúmeras doenças crônicas, incluindo câncer, hipertensão, diabetes e aterosclerose.
  • Jiaogulan também tem efeitos benéficos para diabéticos – Esta erva é um valioso aliado dietético para aqueles que controlam o diabetes, oferecendo suporte metabólico e reduzindo a dependência de medicamentos farmacêuticos.

O jiaogulan protege e repara as células beta pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina, e aumenta a produção de enzimas antioxidantes essenciais, como superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GSH-px), ativando a via de sinalização Nrf2 para proteger essas células do dano oxidativo. Também inibe a alfa-glicosidase e a alfa-amilase – enzimas que decompõem os carboidratos em glicose – retardando assim o aumento do açúcar no sangue após as refeições.

  • A erva também apoia a saúde do fígado – Jiaogulan tem efeitos hepatoprotetores, o que significa que apoia a desintoxicação do fígado, protege contra lesões hepáticas e até se mostra promissor no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). De acordo com os pesquisadores:

“Por meio de um modelo experimental de doença hepática induzida por tetracloreto de carbono (CCl4), o GP demonstrou aliviar significativamente a necrose de hepatócitos e lesões hepáticas, que envolvem a regulação negativa da expressão de Bax e PARP clivado e a regulação positiva da expressão de Bcl-2.

Em resumo, o GP demonstrou extensa atividade e perspectivas de aplicação na proteção do fígado por meio de vários mecanismos, fornecendo recursos naturais valiosos para o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de doenças hepáticas.

No geral, este trabalho de pesquisa mostra como o jiaogulan funciona em todos os sistemas para restaurar o equilíbrio geral – algo que as abordagens modernas muitas vezes perdem. Em vez de ser apenas mais uma erva “anti-inflamatória”, ela apóia a regulação sistêmica profunda que alinha as visões antigas e modernas de como a cura deve funcionar.

Jiaogulan reprograma ativamente o metabolismo da gordura e do colesterol

Uma pesquisa recente publicada no The Journal of Ethnopharmacology explorou os compostos específicos do jiaogulan responsáveis por sua capacidade de regular as gorduras do sangue, incluindo triglicerídeos e colesterol. O estudo teve como objetivo isolar quais substâncias ativas estão fazendo o trabalho e mapear os processos biológicos exatos envolvidos em seus efeitos hipolipemiantes.

  • Os pesquisadores analisaram 101 compostos individuais para identificar seu efeito nos níveis de lipídios – eles descobriram que o jiaogulan não apenas bloqueia a absorção de gordura ou reduz a ingestão de calorias. Em vez disso, vai mais fundo – modificando como a gordura é criada, armazenada e queimada dentro do seu corpo. Em uma via principal, ele suprime as enzimas responsáveis por transformar o excesso de calorias em triglicerídeos (gordura armazenada), enquanto aumenta aquelas que ajudam o corpo a quebrar e usar a gordura existente como energia.

Ao ativar esse interruptor, o jiaogulan aborda um dos principais impulsionadores do ganho de peso e triglicerídeos elevados – o excesso de lipogênese ou a fabricação interna de gordura a partir de açúcares e carboidratos.

  • Para o colesterol, a erva usa um conjunto diferente de ferramentas – regula os genes que controlam a síntese de colesterol no fígado. Ao mesmo tempo, melhora a forma como o fígado elimina o excesso de colesterol, aumentando a atividade do receptor de LDL. Esses receptores puxam o LDL (colesterol “ruim”) do sangue e o decompõem.
  • Jiaogulan também estimula a produção de ácidos biliares – Os ácidos biliares são feitos de colesterol, então, quando seu corpo produz mais bile, ele usa o colesterol no processo.

O estudo também destacou a ativação da proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina (AMPK) 5 ‘como um ator central na forma como o jiaogulan apoia a saúde metabólica. A AMPK é como um termostato celular para energia. Quando detecta baixa energia na célula, aciona caminhos para aumentar o uso de combustível e reduzir o armazenamento. Os gypenosides de Jiaogulan acionam esse interruptor, o que leva ao aumento da queima de gordura, melhor sensibilidade à insulina e melhor controle do açúcar no sangue.

Para aqueles que lutam com peso teimoso, triglicerídeos altos ou colesterol limítrofe, esta erva oferece várias alavancas de suporte. Não requer uma revisão completa do estilo de vida para começar a fazer a diferença – ele encontra o corpo onde ele está e o ajuda a responder com mais eficiência à energia que já possui.

Pesquisas anteriores apontam para os benefícios anticâncer de Jiaogulan

Estudos destacaram os efeitos anticancerígenos desta erva, e uma revisão abrangente publicada na revista Chinese Medicine demonstra isso. Depois de examinar 108 estudos revisados por pares, os pesquisadores confirmaram que o jiaogulan tem atividade anticancerígena de amplo espectro em 30 linhagens de células cancerígenas diferentes, deixando as células normais praticamente ilesas.

  • O estudo incluiu uma ampla gama de tipos de tumores, desde leucemia até câncer de fígado, mama e cólon – Em um relatório clínico, os pacientes que receberam terapia com Gynostemma pentaphyllum (GpM) tiveram taxas de recidiva e metástase muito mais baixas em comparação com controles não tratados (11,9% vs. 72,4% para recidiva e 8,5% vs. 55,2% para metástase). Os pacientes também mostraram respostas imunológicas melhoradas, uma medida fundamental de resiliência durante o tratamento do câncer.
  • Em termos de quão rápido e poderoso o GpM funcionou, os números foram impressionantes – um composto chamado GP-B1 mostrou concentração inibitória de 65,4 μg / mL (IC50) contra células de melanoma B16, o que significa que efetivamente bloqueou o crescimento de células tumorais em uma dose relativamente baixa.

Outro componente – uma fração carotenóide – teve um dos valores mais baixos de IC50 registrados, com apenas 1,6 μg / mL contra células cancerígenas do fígado Hep3B. Os gypenosides também reduziram o tamanho dos tumores em até 75% em modelos animais vivos de câncer colorretal ao longo de 19 dias.

  • Então, o que exatamente melhorou? Os pesquisadores observaram que os extratos de GpM impediram que as células cancerígenas se multiplicassem, desencadeando-as para se autodestruir e impedindo que se espalhassem. Os polissacarídeos da GpM também aumentaram a resposta imunológica do corpo, aumentando os níveis de células que combatem o câncer e substâncias químicas como o fator de necrose tumoral-a (TNF-a), a interleucina-10 (IL-10) e o interferon-γ.

Esses compostos não funcionaram apenas em placas de laboratório – eles encolheram tumores em camundongos e aumentaram as taxas de sobrevivência sem prejudicar os tecidos saudáveis.

Em termos de tempo, os efeitos dos compostos GpM foram impressionantes, aparecendo em poucos dias em testes de laboratório. Em modelos animais, os tumores encolheram significativamente após apenas quatro semanas de tratamento. E o mais importante, quanto mais tempo o tratamento continuava, mais pronunciados se tornavam os efeitos anticancerígenos. Por exemplo, o tamanho do tumor em modelos de câncer oral SAS caiu 65,76% após 28 dias de injeções diárias de gypenoside.

  • Alguns extratos mostraram benefícios particularmente fortes em certos tipos de câncer – por exemplo, as frações carotenóides e clorofila foram particularmente eficazes contra linhagens de células de câncer de fígado. Enquanto isso, os polissacarídeos foram mais potentes em modelos de melanoma e colorretal, enquanto os gypenosides foram amplamente eficazes em leucemia, pulmão, próstata e câncer gastrointestinal.
  • Saponinas (especialmente gipenosídeos) e polissacarídeos foram os agentes de combate ao câncer mais potentes – as saponinas interromperam o ciclo celular do câncer, enquanto os polissacarídeos agiram mais como impulsionadores imunológicos, dando ao corpo poder de fogo extra para combater tumores naturalmente. Outros compostos como flavonóides e clorofila tiveram efeitos moderados, com benefícios antioxidantes que complementaram os principais efeitos terapêuticos.

Por fim, o jiaogulan desacelerou a produção de energia nas células cancerígenas, bloqueando a glicólise – um truque que as células cancerígenas usam para alimentar seu crescimento agressivo – enquanto aumentava os marcadores de resposta imunológica.

“Em resumo, o GpM tem sido investigado extensivamente como um potente agente anticancerígeno contra muitos tipos de câncer, tanto in vitro quanto in vivo. O consenso geral da literatura é que o GpM exerce suas atividades anticancerígenas por meio de múltiplos mecanismos, incluindo parada do ciclo celular, indução de apoptose, inibição de invasão e metástase, inibição da glicólise e imunomodulação “, concluíram os pesquisadores.

Como usar Jiaogulan com segurança

Jiaogulan é popularmente tomado como chá de ervas e suplemento dietético, mas na China, também é usado em refeições, como um vegetal. Os caules imaturos são comumente comidos como um prato frio, semelhante a uma salada, enquanto as folhas são adicionadas ao mingau para dar sabor.

  • Qual é a dose ideal? Em estudos, doses diárias de até 450 ml por 16 semanas (divididas em duas doses, uma de manhã e outra à noite) foram consideradas seguras. No entanto, é melhor consultar seu médico para confirmar a dosagem apropriada para suas necessidades.
  • Possíveis efeitos colaterais – Embora o jiaogulan tenha sido considerado geralmente seguro, há casos em que causa efeitos colaterais menores, como náuseas e diarreia. Em casos raros, podem ocorrer vômitos, tonturas, zumbido, constipação e visão turva.
  • Sempre consulte seu médico antes de usar jiaogulan – a segurança de Jiaogulan em mulheres grávidas e lactantes não foi estudada, portanto, se você se enquadra nesses grupos, pode ser melhor evitar o uso desta erva.

De acordo com a VeryWell Health, os gypenosides do jiaogulan inibem uma enzima hepática chamada citocromo P450 2D6 (CYP2D6), que é responsável por quebrar certos medicamentos. Quantidades insuficientes dessa enzima podem fazer com que os medicamentos se acumulem em seu corpo, levando à toxicidade. Portanto, se você estiver tomando algum medicamento, verifique com seu médico se o jiaogulan é seguro para você tomar.

“Os diabéticos devem ter cuidado e ajustar seus medicamentos com a ajuda de seus médicos se beberem grandes quantidades”, disse Aziz. Isso se deve à capacidade do jiaogulan de reduzir o açúcar no sangue.

Perguntas frequentes (FAQs) sobre Jiaogulan

P: O que é jiaogulan e por que é chamado de “erva da imortalidade”?

R: Jiaogulan (Gynostemma pentaphyllum) é uma erva trepadeira usada há séculos na Medicina Tradicional Chinesa. É chamada de “erva da imortalidade” devido à sua reputação de promover longevidade, vitalidade e resistência a doenças – agora apoiada por pesquisas que mostram seus potentes efeitos antioxidantes e metabólicos.

P: Como o jiaogulan se compara ao chá verde em força antioxidante?

R: Jiaogulan tem uma pontuação ORAC (Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio) oito vezes maior que o chá verde. Isso o torna extremamente eficaz na neutralização de radicais livres nocivos, reduzindo o estresse oxidativo e apoiando o envelhecimento saudável e a prevenção de doenças.

P: Quais são os benefícios metabólicos e cardiovasculares do jiaogulan?

R: Jiaogulan ativa a AMPK, uma enzima chave que regula o uso de energia e o metabolismo da gordura. Melhora a sensibilidade à insulina, reduz o açúcar no sangue, reduz os triglicerídeos e o colesterol LDL e aumenta a queima de gordura – tornando-o benéfico para controlar o peso, o diabetes e a saúde do coração.

P: O jiaogulan pode ajudar a proteger contra o câncer e apoiar o sistema imunológico?

R: Sim. A pesquisa mostra que os extratos de jiaogulan inibem o crescimento de células cancerígenas, induzem a apoptose (morte celular) e previnem metástases em vários tipos de câncer, incluindo fígado, cólon e mama. Seus polissacarídeos e gipenosídeos também aumentam as respostas imunológicas sem danificar as células saudáveis.

P: O jiaogulan é seguro de usar e como deve ser tomado?

R: Jiaogulan é geralmente seguro quando consumido como chá ou suplementos (até 450 ml por dia em estudos), mas pode causar efeitos colaterais leves, como náusea ou tontura em algumas pessoas. Pode interagir com medicamentos, especialmente aqueles processados por enzimas hepáticas ou usados para diabetes. Sempre consulte um profissional de saúde antes de começar.

 

Fonte: https://www.drjosenasser.com.br/jiaogulan-esta-erva-poderosa-e-antiga-oferece-beneficios-impressionantes-cancer/

 

 

O post JIAOGULAN: ESTA ERVA PODEROSA E ANTIGA OFERECE BENEFÍCIOS IMPRESSIONANTES (CÂNCER) apareceu primeiro em Planeta Prisão.