O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma conversa por telefone com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta 5ª feira (7.ago.2025). Ambos são alvos de tarifas dos Estados Unidos e tratarão do tema na ligação, que também deve confirmar a ida do brasileiro ao país asiático em 2026.
A Casa Branca anunciou nesta 4ª feira (6.ago.2025) que irá impor mais 25% de tarifas sobre produtos indianos por causa das importações de petróleo russo por parte de Nova Delhi.
Com a nova taxa, as tarifas totais aplicadas aos produtos indianos chegam a 50%. Eis a íntegra (PDF – 199 kB, em inglês). É o mesmo valor total das tarifas em parte dos produtos brasileiros também.
No caso do Brasil, as justificativas foram sobre o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Justiça brasileira e às chamadas big techs.
Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo trabalha para facilitar os negócios e investimentos entre o Brasil, a China e a Índia.
Em entrevista à rádio Princesa FM, de Feira de Santana (BA), ele declarou que teve reuniões com representantes de ambos os países e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha para diversificar o comércio internacional para evitar a dependência de 1 único país.
“Eu reuni com os embaixadores da China e da Índia nesta semana, justamente para isso, para acelerar os acordos de cooperação na área de pesquisa, na área de ciência, na área de tecnologia, cooperação na área comercial, cooperação na área de investimentos mútuos”, afirmou.