A quarta-feira (6) marca o primeiro dia de ocupação das duas Mesas Diretoras, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A temperatura está elevada e a oposição radicalizou em não quer saber de blá, blá, blá. “Vamos continuar o protesto até sermos ouvidos”, disse o líder do PL na casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que adiantou que já existe até lista para o rodízio dos deputados para a vigília que será feita ao longo de todo o final de semana. Foram suspensas as sessões deliberativas até novo comunicado dos presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Hugo Motta (Câmara dos Deputados).
Só falta um
Diante desse clima, a oposição comemora o fato de que só falta uma assinatura para protocolar no Senado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A informação é do deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição no Congresso.
Não vamos!
Uma reunião de líderes foi convocada na Câmara, pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB). O líder do PL na casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), adiantou, há pouco, que a oposição não irá participar. “Só tem um jeito, conversar com Motta e Alcolumbre juntos, para que ambos se comprometam a ao menos dialogar acerca de suas demandas”, disse. Ele disse também que não terá reunião se houver a presença de qualquer governista na mesa.
Procurando uma saída
Após 24 horas da ocupação das Mesas Diretoras das duas Casas do Congresso Nacional, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), têm conversado desde terça-feira (5) sobre uma saída conjunta para o impasse em torno da obstrução dos trabalhos. Por hora, estão suspensas as sessões no Plenário, e se busca um acordo com os líderes da oposição para a retomada dos trabalhos.
Vai ficar pior
Se bem pensasse o governo deveria ficar com as barbas de molho pois o que está ruim, pode ficar muito pior.
Donald Trump confirmou nesta quarta-feira (6) sobretaxa de 25% à Índia por importar óleo e petróleo da Rússia, coisa que o Brasil também faz. Com os 50% de tarifa que o país foi sancionado hoje, e possível mais 25% se o republicano cumprir a promessa, o Brasil estará numa situação inédita, e será o campeão, com a maior tarifa imposta pelos Estados Unidos, lembrando que 75% não é tarifa, é sanção para quebrar o país.
Val-André Mutran é repórter especial para o Portal Ver-o-Fato e está sediado em Brasília.
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Ver-o-Fato, e é responsabilidade de seu titular.
The post Falta um voto para protocolar pedido de impeachment de Alexandre de Moraes appeared first on Ver-o-Fato.