Protesto é convocado contra fechamento e privatização do Hospital Veterinário de Belém

Foto: Ag. Belém

Um protesto contra o fechamento do Hospital Veterinário Dr. Vahia, sob a justificativa de reforma e com suspeita de posterior privatização, está marcado para esta quinta-feira, 7 de agosto. A unidade integra a rede pública de saúde de Belém e é referência no atendimento gratuito a animais de famílias de baixa renda.

De acordo com a convocação divulgada nas redes sociais, a medida do prefeito Igor Normando (MDB) teria como objetivo “entregar o serviço a empresários para lucrar com as doenças que acometem nossos pets”. O texto afirma ainda: “Não podemos deixar que isso aconteça. Vamos usar todos os meios para denunciar, repudiar e impedir essa tentativa de piorar o que já não está funcionando direito”.

Até dezembro de 2024, na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, o hospital contava com 73 servidores e cerca de oito médicos-veterinários plantonistas externos, garantindo atendimento diário, de segunda a domingo, das 7h às 18h, além de serviços laboratoriais de segunda a sexta-feira. Em maio de 2024, a unidade passou por obras de melhoria e ampliação, com reforço nos serviços de castração, vacinação e atendimento em bairros e distritos de Belém.

Vereadora cobra transparência
Na sessão desta quarta-feira (6) na Câmara Municipal, a vereadora Vivi Reis (Psol) criticou a falta de diálogo e transparência da gestão e cobrou esclarecimentos sobre os planos para a unidade.

Queremos saber qual a justificativa técnica para o fechamento, qual o prazo das obras, quanto será investido e quais medidas serão adotadas para evitar a descontinuidade dos serviços prestados — afirmou Vivi.

Veja a convocatória

 

 

O post Protesto é convocado contra fechamento e privatização do Hospital Veterinário de Belém apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.