O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi considerado como a figura pública com maior nível de confiança entre os brasileiros, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta 4ª feira (6.ago.2025). O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficam empatados na 2ª colocação.
A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo, avaliou 11 personalidades políticas. O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocupam as últimas posições do ranking.
A pesquisa foi realizada de 29 a 30 de julho de 2025. Entrevistou 2.004 pessoas em 130 cidades. Tem margem de erro de 2 pontos percentuais. O resultado é a subtração da porcentagem dos que consideram a autoridade “nada confiável” da porcentagem dos que consideram a autoridade “muito confiável”. O Datafolha, então, adiciona 100 pontos para evitar resultados negativos.
Tarcísio, por exemplo, foi considerado “nada confiável” por 25% dos entrevistados e “muito confiável” por 24%. Seu saldo de 1 ponto negativo somado a 100 dá 99. Já Lula foi considerado “nada confiável” por 44% dos entrevistados e “muito confiável” por 29%. Seu saldo de 15 pontos negativos somado a 100 dá 85.
Eis o ranking completo:
- Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo – 99
- Geraldo Alckmin, vice-presidente da República – 85
- Lula, presidente da República – 85
- Fernando Haddad, ministro da Fazenda – 82
- Alexandre de Moraes, ministro do STF – 81
- Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente – 79
- Luís Roberto Barroso, presidente do STF – 76
- Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado – 71
- Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados – 69
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal – 64
- Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador – 63