O Papa Leão XIV acolheu nesta quarta-feira (6) o pedido de renúncia apresentado por Dom Alberto Taveira ao governo da Arquidiocese de Belém. A solicitação foi feita no último dia 26 de maio, conforme previsto no Código de Direito Canônico, que orienta bispos a apresentarem sua renúncia ao completarem 75 anos de idade.
Com a aceitação da renúncia, Dom Alberto passa a ser Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém. O governo arquidiocesano será assumido, a partir de hoje por Dom Júlio Endi Akamine, SAC, até então Arcebispo Coadjutor, assim tornando-se o 11º Arcebispo. Sua apresentação oficial ocorreu no último 31 de maio. Neste caso não há nenhuma cerimônia de transição.
Um Arcebispo Emérito é um arcebispo aposentado, ou seja, que já renunciou ao governo da arquidiocese após atingir a idade canônica de 75 anos ou por outros motivos aceitos pelo Papa (como problemas de saúde). O título “emérito” indica que ele não está mais à frente do governo da arquidiocese, mas mantém o título honorífico e pode continuar desempenhando funções pastorais, celebrações, orientando aos fiéis, isso se desejar e sua saúde permitir, sempre em comunhão com o Arcebispo Titular.
Dom Alberto continuará residindo na Residência Episcopal de Belém, bem como a exercer o ministério do episcopado normalmente, em comunhão com os demais bispos. As duas atividades que o novo Arcebispo Emérito já está liderando é a Presidência Arquidiocesano da Comissão da Santa Sé na participação da COP 30 e a condução do Círio de Nazaré 2025. Porém, todas as demandas e ações administrativas da Arquidiocese passam a ser de responsabilidade de Dom Julio.
Dom Júlio nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP). Ingressou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 1975 e foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988. É mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Ao longo de sua trajetória, exerceu diversas funções, como vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Maior Palotino em Curitiba (PR) e professor de Teologia. Entre 2008 e 2011, foi Reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo.
Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP) em 4 de maio de 2011, sendo ordenado no dia 9 de julho do mesmo ano. Atuou como Vigário Episcopal da Região Lapa e em 28 de dezembro de 2016, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Sorocaba (SP) pelo Papa Francisco, tornando-se o quinto Bispo e terceiro Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba.
Seu lema episcopal “Bonum Facientes Infatigabiles” – “Não vos canseis de fazer o bem”.
The post URGENTE – Papa Leão XIV acolhe pedido de renúncia de Dom Alberto Taveira appeared first on Ver-o-Fato.