O plano de contingência para ajudar os setores afetados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos deve ser anunciado até terça-feira (12), segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). De acordo com ele, o presidente Lula (PT) já teve acesso à proposta e deve tomar a decisão final nos próximos dias.
Alckmin afirmou que o pacote de ajuda será calibrado conforme o grau de exposição de cada setor ao mercado norte-americano. “Há setores em que mais de 90% vai para o mercado interno, com exportações de 5%, no máximo 10%. E tem setores que exportam mais da metade para os Estados Unidos”, explicou. A ideia, segundo ele, é aplicar uma “régua” para diferenciar o apoio conforme essa variação.
Citando o setor de pescados, o vice-presidente destacou que até dentro de uma mesma categoria há distinções. “No caso da tilápia, o maior consumo é interno. Já o atum tem a maior parte da produção destinada à exportação”, exemplificou. O objetivo, segundo Alckmin, é focar nos segmentos mais prejudicados.
Leia também:
O post Alckmin prevê anúncio de plano contra tarifaço até terça-feira (12) apareceu primeiro em Estado do Pará Online.