O senador Cid Gomes (PSB-CE) disse, em tom de brincadeira, que se ofereceu para usar uma retroescavadeira para ajudar a encerrar a obstrução da oposição no plenário do Senado.
“Qualquer coisa, eu até me prontifiquei a colocar uma retroescavadeira”, afirmou o congressista a jornalistas depois da reunião de líderes realizada na 4ª feira (6.ago.2025).
Assista (1min43s):
A fala faz referência ao episódio protagonizado por Cid em 2020, quando ele usou o equipamento para tentar desocupar um batalhão da Polícia Militar em Sobral (CE), que estava ocupado por agentes amotinados.
Na ocasião, Cid classificou a ocupação como um “atentado à democracia”. Agora, afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não irá mais tolerar esse tipo de ação.
O plenário da Casa Alta estava ocupado desde a 3ª feira (5.ago) e foi liberado nesta 5ª feira (7.ago). A obstrução tinha como objetivo forçar a votação do chamado “pacote da paz”, que incluía a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, o impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e a proposta de emenda à Constituição que extingue o foro privilegiado.