Empresa de queijeiros baianos conquista 10 medalhas no Prêmio Queijo Brasil

prêmio queijo brasil 2025, queijeiro baiano, itambé, Bahia, pecuária, queijos, empresa
Foto: Divulgação

A empresa do produtor de laticínios baiano, Whallas Correia Santos e sua esposa Roberta Gusmão, conquistou 10 medalhas no Prêmio Queijo Brasil 2025, o maior concurso de queijos artesanais do país, realizado em julho em Blumenau (SC).

Com três gerações de tradição na produção de derivados do leite de búfala, a empresa da família, a Laticínios Búfalas Garota, de Itambé — município a aproximadamente 57 km de Vitória da Conquista —, garantiu o maior número de medalhas para a Bahia na oitava edição do evento: 4 de bronze, 4 de prata e 2 de ouro.

A história de sucesso teve início em outubro de 2020, quando a família recebeu um convite da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB) para participar de um curso de produção de queijos de búfala no município de Umburatiba (MG).

A experiência foi promovida pelo Sistema Faemg Senar, e de acordo com o produtor, um marco na evolução da empresa.

“Foi um divisor de águas. Aprendemos muito, fomos recebidos com generosidade e voltamos com uma nova visão sobre o nosso trabalho”, relembra Whallas.

Ao todo a delegação baiana, conduzida pelo Sebrae, conquistou 46 medalhas na premiação. A Cooperativa Capribéee, do município Curaçá (BA), também foi um dos destaques e levou a medalha de melhor queijo artesanal do estado, além de mais quatro (duas de prata e duas de ouro).

“Hoje somos o laticínio mais premiado da Bahia, com orgulho e responsabilidade”, comemorou Whallas.

Potencial da agroindústria artesanal

De acordo com a Agência Sebrae de Notícias (ASN), com premiações em queijos de leite de vaca, cabra e búfala, a Bahia mostrou o seu potencial em diferentes territórios e sistemas produtivos, reforçando a força da agroindústria artesanal.

A presença de vários produtores de diferentes regiões do Extremo-Sul ao Sertão evidencia o crescimento técnico das queijarias, muitas delas já regularizadas com a identidade regional valorizada e produtos de excelência reconhecidos nacionalmente.

Os jurados do Prêmio Queijo Brasil, avaliaram diferentes tipos de queijos utilizando critérios como aparência, sabor, textura e fidelidade ao estilo.

Após o reconhecimento do queijo de búfula produzido na Bahia, o queijeiro já tem planos de expandir o negócio de queijos artesanais de excelência para Minas Gerais.

“Minas Gerais nos recebeu com generosidade, e é lá, em Jordânia, que estamos agora implantando mais uma queijaria artesanal”, destaca Whallas Correia Santos, proprietário do laticínio, que, ao lado da esposa Roberta Gusmão.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.

O post Empresa de queijeiros baianos conquista 10 medalhas no Prêmio Queijo Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.